Sente que está a perder mais cabelo do que o normal e na época do outono? Não está maluca.
Perdemos cerca de 50 a 100 cabelos todos os dias, mas existe alguns fatores capazes de fazer aumentar este número, como o stress crónico. Outros eventos da vida como a recuperação de uma operação ou estiver na menopausa também afetam a queda de cabelo.
PUBLICIDADE
A mudança de estações é capaz de ter algum impacto, mas não existe uma explicação científica, revela o HuffPost.
“Os resultados deste estudo de tendências seculares sugerem que a queda de cabelo na população está significativamente correlacionada com a sazonalidade e que a queda de cabelo ocorre mais frequentemente no verão e no outono”, concluíram os investigadores.
“Estas descobertas são consistentes com estudos anteriores que utilizaram tricogramas e outras amostras de cabelo para descobrir que a queda de cabelo telógena ocorre ao máximo no verão, ou na transição entre o verão e o outono.”
O que é a queda de cabelo telógena? É a terceira fase de crescimento do cabelo e, nesta altura, encontra-se numa fase de repouso, ou seja, não cresce, mas permanece ligado ao folículo, fazendo uma pequena pausa. Quando esta fase termina – capaz de prolongar-se durante quatro meses – “é mais provável que o cabelo caia antes de ser substituído por um novo cabelo no mesmo folículo”, pode ler-se.
As mulheres têm um maior número de cabelos na fase telógena (em repouso) durante o mês de julho. Isto faz com que a uma maior queda de cabelo aconteça cerca de três a quatro meses mais tarde, ou seja, no outono.
PUBLICIDADE