Crimes

Já lhe pedirem dinheiro por mensagem para obter a carta de condução? É fraude!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 28-11-2023

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) alerta para esquemas fraudulentos que envolvem a obtenção de carta de condução em troca de um pagamento. Garante que não faz pedidos de cobrança via mensagem nem pelas redes sociais e pede às vítimas para denunciarem as situações.

PUBLICIDADE

Foi emitido pela instituição, esta terça-feira, 28 de novembro, um alerta. “Os golpes são perpetrados por criminosos que se fazem passar pelo instituto, através de redes sociais ou de SMS enviadas para os telemóveis, garantindo ao destinatário que, mediante o pagamento em dinheiro, este obterá a habilitação legal para conduzir”, pode ler-se no Jornal de Notícias.

Neste caso, esclarece que as suas comunicações relacionadas com pagamentos nunca são realizadas por estes meios.

PUBLICIDADE

Aliás, sempre que estas situações são identificadas, o instituto faz a denúncia às autoridades de investigação para procederem a uma averiguação da atividade ilícita e da responsabilidade criminal.

O instituto aconselha, ainda, os utentes a fazerem o mesmo ao depararem-se com uma situação suspeita de fraude como esta e adverte que este tipo de tentativa fraudulenta, que envolve o pedido de pagamento para a obtenção de uma carta de condução falsa, bem como a emissão destas, “constituem crimes puníveis por lei”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE