Vamos

Câmara e Universidade editam “agenda cultural”

António Alves | 5 meses atrás em 16-11-2023

A plataforma que agrega toda a informação relativa aos eventos culturais e de lazer relevantes da cidade foi apresentada esta quinta-feira, 16 de novembro. Na página da internet agenda.coimbra.pt, estão disponíveis mais de dezena e meia de categorias de acesso rápido, fácil e intuitivo.

PUBLICIDADE

Alguns anos depois do Agenda 7, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra voltam a juntar-se para criar uma plataforma que agregue todos os eventos culturais e de lazer do concelho. O projeto foi desenvolvido pela Universidade de Coimbra (UC Frameworks) e permite conhecer todas as informações essenciais sobre os eventos em categorias como cinema, dança, exposição, literatura, música e teatro, mas também conferências, desporto, folclore, comida, infantil (e muito mais).

Na página, é possível explorar livremente a lista ou pesquisar por uma data eventos (com filtros como “Hoje”; “Amanhã”; “Esta semana”; “Próxima semana”; “Este fim-de-semana” e “Próximo fim-de-semana”) ou por um organizador em concreto (com filtros como a origem do evento) ou através das 16 categorias existentes.

PUBLICIDADE

A partir de cada evento, é possível partilhar o mesmo nas redes sociais; adicionar ao próprio calendário/agenda (disponível para todos os formatos – Calendário Apple, Calendário Google, Calendário Outlook.com e iCal) ou ainda adicionar aos favoritos, permitindo depois uma melhor gestão das preferências dos utilizadores.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o reitor Amílcar Falcão afirmou que “Coimbra precisava de agregar num local toda a informação cultural e de lazer”. A parceria com a autarquia, segundo o docente, foi fácil de obter, pois já existem projetos comuns na área da cultura e do turismo.

PUBLICIDADE

publicidade

Amílcar Falcão realçou mesmo “a rapidez” com que as equipas da autarquia e da universidade juntaram informação e, dessa forma, passar a disponibilizar mais uma ferramenta que permita a divulgação de eventos e, dessa forma, a presença de mais público em cada um dos eventos.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Amílcar Falcão

Do lado da autarquia, o presidente José Manuel Silva referiu que, para já, ainda não estão todos os eventos, pois apenas foram “carregadas” as iniciativas da Universidade e da Câmara Municipal ou de entidades que enviem essa informação para o município.

O objetivo, a curto prazo, é que as entidades culturais possam fazer a inserção dos seus eventos na plataforma. A disponibilização da informação na língua inglesa será um dos próximos passos da Agenda Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com José Manuel Silva

O projeto prevê ainda que esta informação possa ser disponibilizada através da criação de uma newsletter para que quem quiser possa receber, na sua caixa de mail, os destaques da programação dos eventos do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE