Coimbra

Já é conhecida a melhor vaca da Gândara

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 18-08-2014

Integrada nos festejos em Honra de Nª Senhora do Pranto, em Arazede, realizou-se a 13ª edição do Concurso Regional Raça Bovina Holstein-Frísia da Gândara.

PUBLICIDADE

O título da vaca grande campeã foi atribuído ao animal da exploração Manuel Loureiro Lopes & Filhos, Lda., do Bom Sucesso (Figueira da Foz), que conquistou ainda a menção honrosa por outro animal presente a concurso, tendo a exploração  Adérito & Angelina – Exploração Agrícola Lda., do Arneiro Tecelão, arrecadado o troféu para a vaca vice-campeã.

Após a realização do concurso e durante a entrega de prémios, que decorreu no jantar de confraternização, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, saudou a iniciativa e reiterou: “A aptidão agrícola do concelho é dos aspetos que não passa despercebido ao atual executivo e, por isso, mesmo com as dificuldades que todos sentimos, estamos empenhados em continuar a apoiar este importante setor de atividade, estando a desenvolver um conjunto de medidas que, acreditamos, vão fazer toda a diferença”.

PUBLICIDADE

O edil deixou ainda palavras de apreço “ao empenho da Junta de Freguesia de Arazede na realização dos festejos” e elogios “à Cooperativa Agrícola do Bebedouro, aos produtores e a todos os promotores que possibilitaram a realização da iniciativa”.

De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, agradeceu o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Agrícola do Bebedouro que “possibilitou a realização do concurso”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao destacar “a importância do concurso para a promoção e valorização da raça”, o presidente da Cooperativa Agrícola do Bebedouro, José Marques, sublinhou: “Este é um projeto importante para a freguesia e não o podemos perder”.
Com entusiasmo, o dirigente lembrou ainda os apoios de todas as entidades que permitiram a realização do concurso e, com palavras de estímulo aos produtores, reiterou: “É preciso ter mais ânimo e que no próximo ano possamos ter mais produtores e animais a concurso”. “Sabemos que somos capazes de muito melhor”, concluiu.

Dinamizado pela Cooperativa Agrícola do Bebedouro, e com os apoios da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, da Caixa de Crédito Agrícola da Abrunheira, da Junta de Freguesia de Arazede e da Lacticoop, com o apoio técnico da Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia, o concurso teve a participação de 9 criadores da freguesia de Arazede, de Montemor-o-Velho e da Figueira da Foz, representando cerca de 70 animais a concurso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE