Coimbra

Já começou o 6.º Fórum de Turismo Interno Vê Portugal!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-05-2019

Já começou o 6.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”! O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, é o palco da edição deste ano, com muitos painéis de grande interesse.

PUBLICIDADE

Slideshow

A sessão de abertura esteve a cargo de José Augusto Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Na qualidade de anfitriões, desejaram as boas-vindas a todos os participantes e enalteceram a importância deste debate, o maior que se realiza em Portugal a nível do turismo interno. Antes, os espectadores puderam assistir a uma interessante atuação das Adufeiras da Usalbi.

O primeiro painel do dia teve como tema “Turismo Cinematográfico – O Cinema ao Serviço do Turismo”. Moderado por Luís Lima Santos, Coordenador do Citur – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo de Leiria, contou com intervenções de Maria Mineiro, vice-presidente do ICA – Instituto de Cinema e Audiovisual; Bruno Manique, presidente da CPFC – Centro Portugal Film Commission; Eugeni Osácar, professor no CETT-UB – Campus de Turisme de Barcelona; e Francisco Dias, professor no Instituto Politécnico de Leiria – IPL e diretor do Festival ART&TUR.

PUBLICIDADE

Todos os intervenientes salientaram o enorme potencial de Portugal, e em particular do Centro de Portugal, para acolher grandes produções cinematográficas e audiovisuais internacionais. Maria Mineiro destacou o facto de o país estar a ser “descoberto pelo mundo”, o que, aliado à aposta do Governo em atrair produções estrangeiras, está a permitir criar condições para que Portugal se torne um destino para a realização de filmes e séries. Foi exatamente com esse objetivo que o Governo criou a semana passada a Portugal Film Commission, recordou.

Esta perspetiva foi acompanhada por Bruno Manique, na qualidade de presidente da Centro Portugal Film Commission. Sublinhando que esta região tem “todas as condições para receber produções internacionais”, elencou uma série de produções que estão, já estiveram ou vão estar em breve no terreno.

PUBLICIDADE

publicidade

Francisco Dias mostrou aos espectadores as vantagens para os territórios que acolhem produções cinematográficas ou de séries. “O impacto do cineturismo é maior que a publicidade”, disse, sublinhando que “um terço do que se gasta numa produção é no local das filmagens”. Além de que, lembrou, há uma procura enorme de turistas por locais de filmagens ou relacionados com filmes, dando o exemplo da Livraria Lello, no Porto, e a sua relação com o universo Harry Potter.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE