Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Já começaram as visitas animadas ao Património Natural e Construído em Penacova!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-05-2015

No âmbito do Penanima Memória, tiveram início neste mês de maio as visitas animadas dos estabelecimentos de educação e ensino do concelho de Penacova pelo património natural e construído. 

PUBLICIDADE

unnamed (9)

A Penamina Rio, no Vimieiro, foi, depois do Mosteiro de Lorvão, a segunda visita efetuada no âmbito do Projeto. Nesta ação as crianças são motivadas a fazer, individualmente e de forma sinestésica, a sua própria viagem pelo espaço e posteriormente partilhar esse percurso interior em relação com exterior, tendo como atividades jogos relacionados com os cinco sentidos: sinestesia (olfato e audição), caça à paisagem (visão), coreografia do rio (tato), sinfonia da natureza (audição), sabor natural (paladar).

PUBLICIDADE

publicidade

A visita aos Moinhos de Gavinhos pretende demonstrar às crianças de hoje, que nasceram num mundo digital, informatizado, onde a eletricidade é rainha, como é que as coisas se faziam no passado. Assim é proporcionada uma visita a um moinho com moagem ativa com a identificação das diferentes utilizações da farinha, a aprendizagem de canção temática, a revelação do ciclo do milho desde a sementeira à recolha e elaboração de moinho de vento.

Com o mesmo princípio da atividade nos moinhos, na visita aos Fornos da Cal, muito marcada pela sua paisagem particular, é revelado como era feita a cal antes do “progresso” e quais as suas utilizações, numa história adaptada do conto dos irmãos Grimm – Hansel e Gretel.

PUBLICIDADE

De acordo com João Azadinho, vice-presidente do município de Penacova também com a tutela da Educação, “estas visitas interativas estão a decorrer com êxito, envolvendo as crianças na conceção das várias histórias, despertando a curiosidade infantil e criando ligações emocionais através de experiências reais com o património do seu concelho”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com