Empreendedorismo

Já chegou a “dolorosa” da inauguração da Casa da Cidadania da Língua (brasileira)

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 12-10-2023

A inaguração da Casa da Cidadania da Língua, que decorreu hoje Coimbra, mais parecia a abertura da  “casa do Brasil em Coimbra”, no entanto, na hora do almoço volante, os carros diplomáticos dos irmãos brasileiros saíram da João Jacinto para os ocupantes irem comer sentados em local mais luxuoso.

PUBLICIDADE

O couvert artístico deste 12 de outubro incluiu uma sessão solene de atribuição da medalha de ouro da cidade ao Presidente do Senado Federal do Brasil, Senador Rodrigo Pacheco, a deposição de coroa de flores no túmulo de D. Afonso Henriques, a cerimónia de inauguração da Casa da Cidadania da Língua, a exibição do Documentário: “O que é a Cidadania da Língua?”, debate Gente de cá e de lá®, a inauguração da Exposição de Chico Diaz um concerto “Canções d’Aquém e além-mar” por Zeca Baleiro.

Questionada por Notícias de Coimbra, a autarquia informou que o serviço foi disponibilizado através de ajuste direto, ao abrigo do artigo 24.º, n.º 1, alínea e, sub al. i), do Código dos Contratos Públicos, à lisboeta UAU Produção de Espetáculos, Lda,  pelo valor de 22.416,67 euros,  adiantando que neste contrato não está incluído o custo pago comer com sabor e arte na descontinuada Casa da Escrita,

PUBLICIDADE

Consultando o portal da contratação pública, confirma-se que o “Serviço de Curadoria para a Cerimónia de Inauguração da Casa da Cidadania da Língua foi assegurada por esta UAU pelos tais 22.416,67. No entanto, o contrato não foi reduzido a escrito, o que estará acautelado pelo “Artigo 95.º, n.º 1, c), locação ou aquisição de bens móveis ou de serviços nos termos das alíneas i), ii), iii), cumulativamente”.

O Município de Coimbra adianta que o  valor representa o investimento global, ou seja, incluiu todos os custos, encargos e despesas necessários à execução do contrato, nomeadamente: viagens dos convidados do Brasil para Portugal e respetivo regresso; deslocações e alojamentos; pagamento de cachets a todos os artistas e oradores envolvidos; custos de produção técnica associados à exposição, nomeadamente transporte e montagem; comunicação e divulgação de todo o programa, em plena concertação com o Município de Coimbra, nas redes sociais da APBRA e junto da comunicação social; refeições associadas a todas as produções, excetuando o almoço oficial de âmbito protocolar; desenho intelectual de todo o programa de inauguração da Casa da
Cidadania da Língua e estabelecimento de rede de contactos privilegiada”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta empresa já tinha  assegurado, por 12.800,00€, a”prestação de serviço de Curadoria para o Ciclo Cidadania da Língua”.

Estes serviços de curadoria seriam, segundo foi dito e escrito, assegurados pela associação do amigo e do irmão do prefeito de Coimbra, estando por explicar o papel da empresa da capital neste acordo viabilizado pelo vice-presidente Francisco Veiga.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE