Aquele pequeno tremor involuntário na pálpebra, muitas vezes desvalorizado, pode afinal ser mais do que apenas uma reação passageira.
Os espasmos oculares, também conhecidos como mioquimia, são comuns e geralmente inofensivos, mas podem ser um reflexo de algo mais profundo: o cansaço extremo ou níveis elevados de stress.
O psiquiatra Alejandro Martínez Rico, que recentemente abordou o tema nas redes sociais, explica que esta contração involuntária dos músculos ao redor dos olhos pode estar ligada a uma exposição excessiva ao cortisol, a hormona associada ao stress. Segundo o especialista, embora não seja geralmente motivo de alarme, é importante prestar atenção ao corpo.
PUBLICIDADE
“Já teve tremores nos olhos? Cuidado, pode ser um sinal de que está sob demasiado stress ou a precisar de repouso”, alerta Martínez Rico. Para a maioria das pessoas, o sintoma desaparece espontaneamente, mas, caso persista, deve ser encarado como um aviso.
O principal conselho? Reavaliar hábitos de sono, reduzir a exposição a ecrãs e encontrar momentos de pausa no dia a dia. Afinal, o corpo tem formas subtis de pedir ajuda , basta sabermos ouvir.
PUBLICIDADE