Saúde

Já alguma vez acordou e julgou que estava a cair? Esta é a explicação

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 mês atrás em 14-06-2024

Imagem: Depositphotos.com

De costas, de lado, em posição fetal… Cada um escolhe a posição que lhe parece mais confortável para adormecer. Só que uma sensação desagradável pode interromper subitamente esta fase: sentimo-nos cair num vazio.

PUBLICIDADE

Essa sensação estranha tem o dom de fazer com que salte imediatamente, até acordar. Terá sido um pesadelo? Um reflexo? Sylvie Royant-Parola, psiquiatra e especialista em distúrbios do sono, Claire Leconte, cronobióloga e Christelle Peyron, investigadora do Centro de Pesquisa em Neurociências de Lyon, debateram sobre o assunto.

Christelle Peyron indica que a hipótese mais plausível é que existe uma lacuna entre o sono do cérebro e o sono dos músculos, quando passamos do sono leve para o sono profundo.

PUBLICIDADE

No entanto, certos fatores podem aumentar a frequência destes episódios. “Quanto mais stress e tensão a pessoa tiver, maior será a probabilidade de ela reviver essa dissociação entre o controlo motor e o controlo cerebral”, indica Sylvie Royant-Parola. Café, álcool ou tabaco… O consumo de estimulantes antes de dormir – pode afetar o sistema nervoso – e amplifica a repetição do fenómeno, como consta na Madame Le Figaro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE