Cidade

ITM é populismo ou claro como o Mondego? Ouça as respostas!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-02-2017

O lugar pouco honroso que Coimbra ocupa no Índice de Transparência Municipal (IPM) foi motivo de “conversa ” na reunião desta segunda feira da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Em 2013, quando PSD perdeu e o PS venceu as eleições autárquicas, o Município de Coimbra era o 9º mais transparente do País. Em 2016 Coimbra aparece na posição 218 (em 308 municípios) no  ranking elaborado pela Associação Transparência e Integridade, ocupando o 13º lugar no distrito (em 17 concelhos).

José Belo (PSD) levantou a questão. Carina Gomes (PS) disse qu estava preparada para responder. Carlos Cidade insinuou. Paulo Leitão não gostou. Barbosa de Melo desmentiu. Ferreira da Silva (CPC) apresentou o seu caso. Manuel Machado (des)dramatizou.

PUBLICIDADE

Vale a pena ouvir,  sem precisar de algoritmo ou palavras chave, não por causa do ranking, que vale o que vale, mas pelo alto nível do diálogo, onde pode ouvir frases como:

populismo, negócio, claro, jornal, falta de visão, olhe que não dr, vai ouvir o que não quer, não se brinca com a transparência, queda, conselho municipal de transparência, transparente como o Mondego, artigo publicado que já não está, página não encontrada, upss!, intervenção inteligente, informações desapareceram, vou ter de mandar para os jornais, já não está acessível, onde está a transparência disso, respondemos, não tivemos esclarecimentos, o site  da transparência, só tem relatórios de conta até 2014, corrupção, como se os trabalhos dos autarcas se avaliasse num site, João Dias Pacheco, milagres, Luís Providência, Turismo de Coimbra, a responsabilidade é sua, fez bem ao não querer despachar, onde está a transparência, viagens à custa do quê,quando se apertam as mãos, iParque, e sei muito mais, processos judiciais, nomeações que os senhores fizeram, um vereador propõe coisas, processo, 3 anos depois este despacho nunca foi deferido…

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos;  Relação com a Sociedade; Contratação Pública;Transparência Económico-Financeira;Transparência na área do Urbanismo.

PUBLICIDADE

Recordamos que o site oficial da Câmara Municipal de Coimbra está em “obras” desde o final do ano de 2015.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE