O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que o cessar-fogo entre o Irão e Israel está “agora em vigor”, instando ambos os países a respeitá-lo.
“O CESSAR-FOGO ESTÁ AGORA EM VIGOR. POR FAVOR, NÃO O VIOLEM!”, escreveu em maiúsculas, como é frequente, o chefe de Estado norte-americano na sua plataforma, Truth Social.
PUBLICIDADE
Trump tinha dito anteriormente através da mesma rede social que as tréguas seriam introduzidas gradualmente ao longo de um período de 24 horas, com o Irão a suspender inicialmente todas as operações antes de Israel fazer o mesmo 12 horas depois.
“PARABÉNS A TODOS! Foi plenamente acordado entre Israel e o Irão que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (daqui a aproximadamente seis horas, quando Israel e o Irão tiverem acalmado e concluído as suas missões finais em curso!), durante 12 horas, altura em que a guerra será considerada TERMINADA!”, afirmou Trump, na rede social Truth.
Oficialmente, adiantou, o Irão “iniciará o CESSAR-FOGO e, à 12.ª hora, Israel iniciará o CESSAR-FOGO”; à “24.ª hora, o FIM Oficial da GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo”.
“Israel & Irão contactaram-me, quase em simultâneo, e disseram, ‘PAZ’. Soube que a altura era ‘AGORA’. O Mundo e o Médio Oriente são os verdadeiros VENCEDORES! Ambas as nações irão ver um tremendo AMOR, PAZ E PROSPERIDADE nos seus futuros. Têm tanto a ganhar, e ainda assim, tanto a perder se se afastarem do caminho da RETIDÃO & VERDADE. O futuro para Israel & Irão é ILIMITADO & cheio de grandes promessas. DEUS VOS ABENÇOE A AMBOS!”, escreveu logo a seguir Donald Trump, depois de anunciar o cessar-fogo.
O exército israelita baixou esta manhã o nível de alerta em todo o país, depois de o Irão ter disparado vários mísseis durante a madrugada, matando quatro pessoas, segundo informação oficial.
A população israelita foi autorizada a abandonar os abrigos.
“Depois de avaliar a situação, o Comando da Frente Interna anunciou que a exigência de permanecer perto [de abrigos] em todo o país foi levantada”, escreveu o exército, quase ao mesmo tempo que Donald Trump anunciou o cessar-fogo entre Israel e o Irão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE