Educação

ISMT entra numa nova era e declara ambição sem limites

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 21-07-2025

Esta segunda-feira, 21 de julho, realizou-se a tomada de posse do Conselho Geral do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), um passo fundamental para o fortalecimento institucional da escola.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Em entrevista ao Notícias Coimbra, o presidente do Conselho da Direção, Manuel Castelo Branco, destacou a importância deste momento para o futuro do Instituto.

PUBLICIDADE

“É o único órgão verdadeiramente democrático da escola, onde estão representados funcionários, alunos e professores, funcionando como um ‘Senado’ da instituição, de natureza eminentemente consultiva”, afirmou.

O presidente explicou que, embora o Conselho tenha uma função consultiva, espera-se que funcione como um verdadeiro parlamento da escola, abordando questões não apenas académicas, mas também relacionadas com o funcionamento da instituição, a sua interação com a comunidade local e a projeção estratégica para o futuro.

Quanto às prioridades para os próximos anos, Manuel Castelo Branco destacou a ambição de crescimento do ISMT. “Queremos crescer muito. Esta escola é única, não só em Coimbra ou na região Centro, mas no país e até internacionalmente, por ser propriedade dos municípios da região de Coimbra”, afirmou.

O Instituto pretende aprofundar a ligação com os municípios, oferecendo cursos breves a pedido das autarquias, fomentando a inovação, o empreendedorismo, a ação social e o desenvolvimento local. “Queremos que os municípios nos vejam como parceiros naturais, que a escola seja parte integrante das forças vivas do território”, sublinhou.

Outro foco está no crescimento das pós-graduações e na criação de novos mestrados, com planos já avançados para lançamentos no próximo ano letivo. Além disso, a instituição aposta na investigação, com docentes integrados em centros de pesquisa nacionais, e a ambição de criar um centro próprio de investigação, em parceria com outras entidades.

“O futuro da escola é crescer, crescer, crescer”, concluiu o presidente do Conselho da Direção, com entusiasmo e confiança no caminho que está a ser traçado.

Fazem parte do Conselho Geral do Instituto Superior Miguel Torga:

Membros docentes doutorados do Conselho Geral: Helena Maria Amaral Espírito Santo, Laura Susana Tavares Lemos, Fernanda Conceição Bento Daniel, Ana Margarida Jorge Ferreira Galhardo

Membros docentes não doutorados do Conselho Geral: Bárbara Serenela Dias Monteiro, Diana Sofia Dias Azedo, Henrique José Lopes Fernandes, Henrique Nunes Vicente Amaral Dias, João Paulo Barbosa de Melo

Membros (Funcionários) do Conselho Geral: Maria Cristina Garcez Santos Quintas, Isabel Magalhães de Oliveira

Membros discentes do Conselho Geral: Rui Domingos Lima Morais, Eduarda Gonçalves Lagos, Gabriela da Silva Moderno, Tomás Canário Guimarães, Jéssica Martins Arruda, Ana Carolina Branco , Paulete Gonçalo Borges Batista, Mariana Rodrigues Alegre Pereira, Diogo Carvalho Silva

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE