Mundo

Islândia regista nova erupção vulcânica após atividade sísmica intensa

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 19-12-2023

 Uma erupção vulcânica, a quarta em três anos, começou esta segunda-feira à noite a sul da capital Reiquiavique, numa área onde a atividade sísmica foi muito intensa em novembro, adiantou o serviço de meteorologia islandês.

PUBLICIDADE

“Uma erupção efusiva começou a poucos quilómetros a nordeste de Grindavík”, pouco depois das 22:30, anunciou o serviço de meteorologia em comunicado, especificando que o código de cores da aviação mudou para ‘vermelho’.

“De momento, não há perturbações nas chegadas ou partidas no aeroporto de Keflavik”, garantiu, por sua vez, o operador aeroportuário islandês ISAVIA, através do seu ‘site.

PUBLICIDADE

A península de Reykjanes, a sul da capital Reykjavik, foi poupada a erupções durante oito séculos, até março de 2021.

Desde então, ocorreram outros dois, em agosto de 2022 e julho de 2023, um sinal, para os vulcanologistas, de retomada da atividade vulcânica na região.

PUBLICIDADE

publicidade

Trinta e dois sistemas vulcânicos são considerados ativos neste país de fogo e gelo, a região mais vulcânica da Europa.

Em 11 de novembro, os habitantes de Grindavik, uma pitoresca vila de 4.000 habitantes, foram retirados por precaução após centenas de terramotos causados pelo movimento de magma sob a crosta terrestre, precursor de uma erupção vulcânica.

Desde então, estes islandeses só podem visitar as suas casas em determinados horários do dia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE