Mundo

Islândia admite alta probabilidade de erupção vulcânica nos próximos dias

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 20-11-2023

A probabilidade de uma erupção no sudoeste da Islândia continua elevada, disseram as autoridades islandesas, dez dias depois do início da atividade sísmica perto da cidade de Grindavík, que permanece estável.

PUBLICIDADE

“Existe um risco elevado de erupção nos próximos dias, mas não podemos quantificá-lo com exatidão”, declarou o diretor da Proteção Civil, Víðir Reynisson, numa conferência de imprensa.

Reynisson destacou que o dique vulcânico, formado por intrusões de material vulcânico em estado líquido, que se solidifica num processo lento, tem uma extensão de 15 quilómetros de comprimento e que uma hipotética erupção poderia ocorrer em qualquer lugar.

PUBLICIDADE

As autoridades do país nórdico têm sinais “muito claros” da existência de magma ao longo do dique, a menos de um quilómetro de profundidade.

O Gabinete Meteorológico da Islândia revelou hoje que foram registados cerca de 700 sismos, o maior com uma intensidade de 2,7 na escala de Richter, entre a meia-noite e as 11:50, e que nos últimos dias se registaram entre 1.500 e 1.800 sismos, em média.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os cerca de 4.000 habitantes evacuados de Grindavík há dez dias continuarão a regressar à cidade em grupos para recolher os seus pertences, mas quer haja ou não uma erupção, o regresso permanente às casas é improvável durante “alguns meses”, disse Víðir Reynisson.

As autoridades continuam a construir barragens de proteção contra lava, de seis a oito metros de altura, em torno da central elétrica de Svartsengi e da Lagoa Azul, o famoso spa geotérmico da região, cujo encerramento foi prorrogado pelo menos até ao dia 30 de novembro.

A Islândia é uma ilha vulcânica situada no Atlântico Norte, com uma população de cerca de 370.000 habitantes e uma superfície de mais de 100.000 quilómetros quadrados.​​​​​​​

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE