Coimbra

ISEC vai mostrar como tornar as cidades mais sustentáveis

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 31-12-2020

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC, através do seu departamento de Engenharia Civil, irá apresentar e debater práticas que podem ser implementadas nas cidades para melhorar a qualidade de vida da população. Durante o ciclo de seminários “openDEC – Engenharia Civil e Cidades Sustentáveis” irão ser apresentados casos da indústria, bem como de investigações realizadas no ISEC e em outros centros de investigação, para maximizar a sustentabilidade no funcionamento das cidades.

PUBLICIDADE

Coimbra | Imagem ilustrativa

“Os temas das conferências irão focar-se no ambiente construído nas cidades, seja através de mudanças na conceção, construção e funcionamento dos edifícios, como da própria estrutura, organização e gestão dos sistemas a funcionar nos centros urbanos”, afirma João Armando Gonçalves, professor do ISEC e um dos responsáveis pelo ciclo de conferências. “Com o aumento exponencial da população a viver em zonas urbanas, é necessário implementar medidas no campo da sustentabilidade e melhorar os espaços onde as pessoas vivem, trabalham e socializam”. 

 A estrutura dos edifícios vai ser o tema em foco no dia 6 de janeiro, às 14:30, no ISEC. Sob o tema “Construção Sustentável em Madeira” – que terá como orador o engenheiro Luís Jorge, do TISEM – “será apresentada uma alternativa à construção em betão”, afirma o professor do ISEC. “As estruturas em madeira permitem poupar muita energia, por ser um isolante natural, são mais confortáveis e podem ser uma solução competitiva”.

PUBLICIDADE

publicidade

O ciclo de conferências teve início no passado dia 15 de dezembro, com investigadores do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento. Foram apresentadas propostas para a melhoria da mobilidade nas cidades e a sua relação com a forma urbana. Para além da sessão que irá acontecer em janeiro, o ISEC terá ainda pelo menos mais quatro sessões até ao final do ano letivo, com foco em vários aspetos da engenharia civil e da sustentabilidade urbana.

“A ligação entre as empresas e a investigação produzida pelo ISEC no âmbito da sustentabilidade permitirá um desenvolvimento urbano através de soluções competitivas e de cidades inteligentes atrativas”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “O nosso objetivo é colocar a engenharia ao serviço da inovação e do desenvolvimento com base na sustentabilidade”, conclui. 

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE