Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

ISEC usa inteligência artificial para localizar fugas de água

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-08-2022

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC vai utilizar algoritmos de inteligência artificial para localizar fugas nas redes de distribuição de água. Através da FLOW Water – uma plataforma de monitorização de sistemas de abastecimento de água – irá cruzar medições de pressão com o cadastro da rede, e utilizar algoritmos de inteligência artificial para identificar a localização das fugas. O projeto faz parte de uma parceria entre o ISEC e a ENSO, a empresa tecnológica de Coimbra que criou a aplicação e que agora a está a desenvolver com os investigadores do ISEC nos seus laboratórios.

PUBLICIDADE

“Vamos tornar esta aplicação mais eficiente, para que a deteção/localização de fugas seja mais eficaz e se possa intervir rapidamente”, afirma Joaquim Sousa, professor coordenador do ISEC da área de hidráulica e responsável pelo projeto. “Ao colaborarmos para a resolução mais rápida das fugas de água, estamos a contribuir para uma melhor gestão dos recursos hídricos”.

Originalmente, a FLOW Water apenas conseguia identificar a existência de fugas de água, mas não a sua localização. Como cada rede abastece várias ruas, ao medir o caudal dessa rede os utilizadores da aplicação percebiam que se estava a perder água, mas não sabiam exatamente onde ao longo de quilómetros de condutas.

“O ISEC quer agora colmatar esta lacuna recorrendo ao cruzamento de competências de áreas como as engenharias Civil, Informática e Eletrónica”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “Neste caso como noutros, estamos muito empenhados em conhecer os projetos dos nossos parceiros para que, com recurso a equipas multidisciplinares da nossa escola, possamos desenvolver esses projetos em conjunto”, continua o presidente do ISEC. “Estamos a reforçar a nossa ligação a empresas competitivas no mercado, como a ENSO, com as quais queremos desenvolver novos produtos e novos serviços que sejam mais competitivos nos mercados nacional e internacional”. 

No âmbito desta cooperação irá realizar-se no ISEC, em outubro, um congresso científico sobre a eficiência dos serviços de águas em Portugal. No Urban Water Summit vão ser debatidas questões relacionadas com perdas de água nos sistemas de abastecimento público, com afluências indevidas aos sistemas de saneamento e, também, com a eficiência energética dos dois tipos de sistemas. O congresso servirá, igualmente, para que empresas e municípios partilhem experiências, sejam apresentadas novas soluções e boas práticas de gestão dos recursos hídricos.

“Queremos desenvolver fortes ligações de trabalho com instituições de ensino superior com elevada capacidade científica, como o ISEC”, afirma Carlos Ramos, CEO da ENSO. “O ISEC possui competências chave para otimizar produtos tecnológicos que são essenciais para apoiar a gestão eficiente da água no nosso país”. Para este gestor, “o investimento em novas tecnologias – como a investigação em ‘big data’ e a criação de algoritmos de inteligência artificial – conferem um grande potencial a esta parceria” entre a empresa e o ISEC.

PUBLICIDADE

 

O Protocolo de Cooperação assinado em julho entre as duas instituições prevê a realização de mais projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) como o FLOW Water. Estão também a ser estudadas formações conjuntas, a realização de palestras e seminários, assim como estágios em contexto de trabalho. “A ligação do ISEC a empresas tecnológicas tem também como objetivo facilitar a integração dos seus estudantes no mercado profissional”, afirma Mário Velindro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com