Politécnico

ISEC e Universidade Lusófona criam centro de investigação

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 03-03-2022

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e a Universidade Lusófona (UL) vão criar um novo centro de investigação e desenvolvimento dedicado à gestão e manutenção industrial, com polos em Coimbra e em Lisboa, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“Uma das principais linhas de investigação e desenvolvimento incidirá na gestão de ativos físicos – área especialmente importante para o desempenho de qualquer empresa e, em particular, para as organizações com grandes investimentos neste tipo de ativos”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC, em comunicado.

O centro de investigação e desenvolvimento, que deverá arrancar no último trimestre deste ano, vai dedicar-se ainda a “itens tangíveis como equipamentos, ferramentas, máquinas e infraestruturas que exigem manutenção e atualizações”, refere a nota.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo José Oliveira Santos, docente da UL e presidente do Centro de Investigação em Engenharia Industrial, Gestão e Sustentabilidade, “esta é uma das áreas onde as empresas dos mais variados setores estão extremamente carenciadas de licenciados, mestres e doutorados”.

“As soluções de engenharia e a gestão estratégica integrada de ativos físicos irão ajudar a encontrar as melhores soluções para atender à natureza e aos desafios das organizações e da sociedade”, frisou.

PUBLICIDADE

A parceria entre as duas instituições vai “aprofundar uma cooperação científica e intensificar as publicações de resultados obtidos”, além de reforçar “a ligação ao tecido industrial de transportes e de serviços, nomeadamente no setor da saúde, e dado um contributo para a inovação tecnológica, gerando patentes e levando para o mercado produtos e sistemas inovadores”.

O centro de investigação e desenvolvimento vai ter inicialmente dois polos, mas o presidente do ISEC perspetiva o alargamento posterior a outras entidades, “quer em Portugal como no estrangeiro”.

“Com esta parceria – entre uma instituição pública e outra privada – estamos também a contribuir para o virar de uma página no ensino. Até há pouco tempo atrás, as instituições andavam de ‘costas viradas’ umas para as outras, mas isso tem de acabar”, frisou Manuel Damásio, presidente da Universidade Lusófona.

O académico considerou que o “principal objetivo é criar uma massa crítica de elevado nível científico e tecnológico, capaz de produzir ciência ao mais alto nível e, a médio prazo, disponibilizar novos ciclos em Engenharia e Gestão Industrial”.

O centro de investigação e desenvolvimento será partilhado por docentes e alunos do ISEC e da UL, entre Coimbra e Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE