Conecte-se connosco

Destaque

ISEC desenvolve aplicação para troca de bens

Publicado

em

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) está a desenvolver uma aplicação para troca de produtos e bens essenciais, como roupa, livros, equipamentos informáticos e eletrodomésticos, com o objetivo de combater desigualdades sociais na comunidade académica.

Esta aplicação, que servirá para trocas dentro da comunidade do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), venceu a primeira fase do concurso Demola, que integra o programa “Link Me Up –1000 ideias”.

Institulada “Give. Receive. Request. Exchange in IPC [GRRE(IN)IPC]”, a aplicação está a ser desenvolvida em parceria com estudantes e professores da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, da Coimbra Business School e da tecnológica Critical Software.

Segundo a professora do ISEC Cristina Agreira, que é uma das coordenadoras do projeto, “a GRRE(IN)IPC é uma aplicação destinada, principalmente, à comunidade carenciada do IPC e aos estudantes internacionais”.

“Esta plataforma irá permitir que estudantes, professores e funcionários das seis escolas do IPC possam adquirir gratuitamente os produtos disponíveis na aplicação, os quais serão doados por outros membros da comunidade IPC, ou trocá-los por outros que já não necessitem”, explica.

No entender do presidente do ISEC, Mário Velindro, a rede de parcerias criada pela instituição com várias empresas inovadoras a operar em Portugal tem sido essencial para desenvolver projetos com utilidade prática para a comunidade.

Mário Velindro realça que, “para além de reduzir as desigualdades sociais entre a comunidade das seis escolas do IPC, esta aplicação incentiva à redução da pegada ecológica, ao alargar o tempo de utilização dos produtos que, de outro modo, seriam descartados”.

“Uma das nossas prioridades tem sido colocar o ensino e a investigação aplicada que desenvolvemos no ISEC ao serviço da comunidade, em parceria com empresas como, neste projeto, a Critical Software”, acrescenta.

A aplicação GRRE(IN)IPC, que foi distinguida na primeira fase do concurso Demola, irá representar Coimbra na fase final desta competição, a realizar em setembro.

O “Link Me UP – 1000 ideias” é um programa de incentivo ao empreendedorismo que juntou estudantes e professores de 13 institutos politécnicos. Os candidatos concorreram ao programa através de projetos inseridos no programa Demola (iniciativa de cocriação) ou no Poliempreende (vertente de empreendedorismo).

A aplicação GRRE(IN)IPC também está a concurso para o programa Poliempreende, mas os vencedores da competição regional ainda não foram apurados.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com