Economia

ISA é parceira de projetos inovadores na área da sustentabilidade

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-11-2013

A sexta edição dos Green Projects Awards em Portugal premiou vários projetos que aplicam tecnologias inovadoras, como a monitorização remota, em prol da sustentabilidade. A ISA – Intelligent Sensing Anywhere, empresa vencedora da edição do ano passado na categoria “Produto e Serviço” com o Cloogy, vê este ano a sua tecnologia aplicada em três dos projetos vencedores.

PUBLICIDADE

Para a ISA, que oferece soluções de telemetria e gestão remota há mais de 20 anos, estes prémios são reveladores dos benefícios que estas soluções proporcionam aos utilizadores, quer sejam indústrias, empresas ou o consumidor final.

O projeto vencedor na categoria Information Technology, a rede hidrometeorológica das ilhas dos Açores, disponibiliza informação atualizada sobre parâmetros ambientais a qualquer cidadão. A ISA contribuiu com o software que fornece informações em tempo real sobre as várias ilhas: precipitação, humidade e direção do vento, entre outros parâmetros. O acesso em tempo útil a estes dados permite uma gestão eficaz dos recursos hídricos e a implementação de medidas de conservação da rede hidrológica adequadas.

PUBLICIDADE

A EPAL – Empresa Portuguesa de Águas Livres venceu o prémio na categoria Gestão Eficiente de Recursos, com o sistema de gestão de redes e controlo de perdas Wone. Este sistema foi implementado com o objetivo de reduzir a água não-faturada na rede de distribuição da cidade de Lisboa. Para a concretização desta missão, a ISA foi a empresa responsável pelo sistema que recolhe os dados de caudal e pressão, que permitem uma radiografia fidedigna do comportamento da rede da EPAL. Através destes dados e de uma estratégia global focada na eficiência, na redução de perdas e na otimização do sistema de abastecimento, em seis anos o sistema Wone conseguiu uma redução de 57% nas perdas.

Já a Galp Energia mereceu uma menção honrosa com o projeto SmartGalp, que permite monitoriza e reduzir os consumos energéticos em habitações e viaturas. Através deste projeto, vários clientes da Galp Energia estão a testar uma solução de monitorização nas suas casas em que, através de um portal web, visualizam os consumos energéticos da sua residência, podendo também controlar o funcionamento dos equipamentos elétricos individualmente. Neste projeto, a ISA forneceu equipamentos de monitorização que permitem aos utilizadores otimizar a utilização dos seus equipamentos elétricos, acabar com desperdícios e contribuir para a redução da sua fatura energética. Outro parceiro deste projeto é o MIT Portugal.

PUBLICIDADE

Em www.isasensing.com, é possível ler mais informações sobre as soluções de monitorização da ISA e o seu contributo para a redução de custos e otimização de processos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE