A partir de 1 de outubro, entram em vigor as novas tabelas de retenção na fonte do IRS, aplicáveis a trabalhadores por conta de outrem e pensionistas, e que permanecerão válidas até ao final de 2025.
Esta atualização segue a redução do IRS aprovada em agosto, que levou a tabelas especiais para compensar o imposto retido a mais nos primeiros sete meses do ano.
A DECO PROteste disponibiliza uma calculadora de salário líquido que já integra estas novas tabelas, permitindo aos contribuintes simular o que irão receber nos próximos meses.
PUBLICIDADE
Em agosto e setembro, a maior parte dos salários brutos até 1.136 euros ficou isenta de IRS, enquanto as reformas até 1.116 euros (ou até 1.152 euros, dependendo do estado civil) também não sofreram descontos, de forma a compensar retenções excessivas acumuladas desde janeiro.
No entanto, a partir de outubro entram em vigor as tabelas definitivas, pelo que os especialistas aconselham os contribuintes a guardar o valor extra recebido para evitar surpresas na declaração de IRS de 2026. “Investir essa fatia pode ser uma boa opção. Apesar de ser possível pagar IRS a prestações, é melhor evitar planos que se prolonguem por mais de um ano fiscal”, alerta a DECO PROteste.
A retenção menor nos salários mensais aumenta o rendimento disponível, mas o ajuste será feito no próximo ano na entrega da declaração de IRS. Quem habitualmente recebe reembolsos pode ver montantes mais baixos ou mesmo ter de pagar imposto, enquanto quem já pagava IRS poderá ter contas mais elevadas.
Para os pensionistas, o suplemento extraordinário de setembro é contabilizado como rendimento bruto de 2025, o que influencia também o cálculo do imposto. Para calcular o IRS devido, as Finanças consideram rendimentos obtidos ao longo do ano, descontos efetuados via retenção, despesas dedutíveis e benefícios fiscais.
A DECO PROteste alerta para a importância de pedir sempre faturas com NIF e validar regularmente os documentos na plataforma e-Fatura, pelo menos uma vez por mês. Em 2026, a data-limite para validar faturas de 2025 será final de fevereiro.
Para ajudar na organização fiscal, é possível receber alertas sobre datas importantes e comparar cenários de IRS na plataforma IRS Simples, garantindo um planeamento mais eficaz e evitando surpresas no próximo ano.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
 
 
									   
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			