Polícias

Irmãos menores e bebé encontrados numa casa imunda com dejetos e droga

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 04-11-2025

Agentes da 36.ª esquadra da PSP de Lisboa, no Bairro Padre Cruz, viveram na manhã de sábado, 1 de novembro, uma cena de choque e desespero: um bebé de dois anos que mal andava foi encontrado dentro de uma casa devoluta, conhecida das autoridades por ser usada por toxicodependentes para consumir droga.

Eram cerca das 9:00, no dia de Todos os Santos, quando a patrulha avistou a criança sozinha no interior do imóvel degradado. Ao aproximarem-se, perceberam que o bebé não estava sozinho. No mesmo espaço, entre dejetos de animais, fezes e urina, encontravam-se também os seus irmãos, de três e sete anos.

Segundo fonte policial, o cenário era “de miséria total”. As crianças estavam sujas, mal agasalhadas e visivelmente esfomeadas — não comiam desde o dia anterior, quando a mãe e o companheiro as levaram para o local, revela o Correio da Manhã.

PUBLICIDADE

Ao lado, os agentes encontraram restos de papel de alumínio e cachimbos usados para consumo de droga, todos ao alcance dos menores.

Após assegurar a proteção das três crianças, os polícias interpelaram a mãe e o companheiro, que se encontravam na habitação. Constatou-se que não residiam ali e que a mulher tinha uma casa própria nas proximidades, com condições mínimas de higiene, segurança e alimentação.

Cumprindo os procedimentos legais, os agentes acompanharam a mãe até casa, onde entregaram as crianças, mas o caso foi imediatamente sinalizado à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que irá agora avaliar a situação familiar e decidir eventuais medidas de proteção.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE