A construção do novo bloco operatório do IPO de Coimbra começou, ontem (03), com a instalação do estaleiro da obra, prevendo-se a sua conclusão até ao final do presente ano.
A instalação do denominado bloco operatório periférico visa acolher parte substancial da actividade cirúrgica do Centro Regional do Centro do Instituto Português de Oncologia durante a fase da obra de ampliação e requalificação do Edifício de Cirurgia.
PUBLICIDADE
O novo bloco, que representa um investimento de perto de 1,84 milhões de euros, compreende duas salas operatórias, uma unidade de cuidados pós-anestésicos, sala de indução anestésica, zona de desinfecção, vestiários, sala de desinfecção, sala de arrumos, parque de camas e posto administrativo.
A implantação é feita junto ao edifício de Oncologia Médica, na platibanda em frente ao Serviço de Anatomia Patológica.
A construção do bloco operatório periférico corresponde ao lançamento da primeira pedra da obra de ampliação e requalificação do Edifício de Cirurgia, cuja desactivação temporária só poderá ocorrer depois de haver uma alternativa que garanta a continuidade da actividade cirúrgica.
A empreitada de ampliação e requalificação do Edifício de Cirurgia já foi adjudicada, após concurso público, pelo montante de 27,92 milhões de euros, estando o começo desta obra previsto para o segundo trimestre de 2021.
Perante constrangimentos decorrentes das fases de obras, o Conselho de Administração do IPO de Coimbra solicita a compreensão da comunidade para eventuais perturbações no normal funcionamento da instituição.
Ciente da importância do empreendimento, a Câmara Municipal de Coimbra isentou o Centro Regional do Centro do IPO do pagamento de um montante avultado de taxas urbanísticas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.