Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

IPN desafia as empresas para a conquista dos Óscares do Espaço

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-05-2019

O Instituto Pedro Nunes (IPN) desafia as empresas portuguesas a participar na competição internacional Copernicus Masters, que vai premiar produtos e serviços inovadores que utilizem dados de observação da Terra do satélite europeu Copernicus. As candidaturas decorrem até ao dia 30 de junho.

PUBLICIDADE

O Copernicus Masters é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia, da Comissão Europeia e da German Aerospace Center. Quer dar resposta a importantes desafios atuais de áreas tão diversas como a saúde, energias renováveis, proteção ambiental, agricultura inteligente, gestão de catástrofes, cidades inteligentes, entre outras.

PUBLICIDADE

publicidade

O IPN, enquanto associado desta competição e coordenador do Centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal), está disponível para prestar aconselhamento aos interessados em candidatarem-se.

Com mais de 15 petabytes de dados de observação da Terra gerados diariamente, de acesso livre e gratuito, o satélite Copernicus fornece informações em tempo real e em escala global sobre clima, água, segurança alimentar e ordenamento marítimo, florestal e urbano, contribuindo para a gestão sustentável do meio ambiente. Estes dados espaciais têm um grande potencial para o desenvolvimento de novas ideias e soluções em setores não espaciais, oferecendo importantes benefícios económicos.

PUBLICIDADE

A CybELE, incubada no ESA BIC Portugal, foi a grande vencedora do Copernicus Masters de 2018 com um serviço que ajuda a resolver crimes ambientais.

A empresa portuguesa usa dados de satélite para fornecer relatórios a especialistas do setor privado, como escritórios de advocacia e seguradoras, que sirvam para comprovar a violação de leis ambientais ou avaliar o custo de danos no ambiente relacionados com poluição industrial, marítima e atmosférica, construção ilegal, desflorestação e deterioração de zonas protegidas.

Para além dos prémios monetários, os vencedores dos oito desafios da competição terão acesso a uma rede internacional de organizações líderes de observação da Terra, quotas consideráveis de dados de satélite e apoio no desenvolvimento de negócios no valor de mais de 450 mil euros no total. Entre os vários premiados, o grande vencedor final receberá um prémio adicional de 10 mil euros.

“O Copernicus Masters é um importante impulsionador da inovação em produtos e serviços do futuro que incorporem dados observação da Terra. As soluções apresentadas não só beneficiam os cidadãos de toda a Europa, mas também trazem múltiplas vantagens socioeconómicas, como a criação de novos negócios e mais emprego na área tecnológica”, explica Josef Aschbacher, diretor dos programas de Observação da Terra da Agência Espacial Europeia.

O Instituto Pedro Nunes coordena o ESA BIC Portugal, um dos 20 centros de incubação da Agência Espacial Europeia a nível europeu, onde são apoiadas startups que transfiram tecnologia espacial para setores terrestres, mas também novas empresas que pretendam entrar no mercado espacial comercial.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com