Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

IPN acolhe comemoração de 2 anos do Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-11-2016

Para assinalar o 2.º aniversário do Centro de Incubação da Agência Espacial Europeia (ESA) em Portugal (ESA BIC Portugal), gerido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), decorre no dia 23 de novembro, quarta-feira, a partir das 16 horas, na Aceleradora (edifício D) do IPN, em Coimbra, um evento de apresentação dos resultados deste projeto e de novas empresas que vão ser apoiadas nos próximos anos.

PUBLICIDADE

 

espaco
A sessão de abertura conta com a participação de representantes do IPN, Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda antes da apresentação do ESA-BIC Portugal decorre, às 16:30, uma intervenção de Niels Eldering, da Agência Espacial Europeia.

No período de cinco anos – duração estimada do programa – o ESA BIC Portugal prevê incubar até 30 empresas que vão criar cerca de 240 novos postos de trabalho, angariando um capital esperado superior a 6,5 milhões de euros. O ESA BIC Portugal representa um investimento direto em Portugal de 1.950.000 € (um milhão novecentos e cinquenta mil euros).

PUBLICIDADE

No total são já doze as startups a ser apoiadas no âmbito do ESA-BIC Portugal. As novas empresas que vão ser apresentadas no dia 23 de novembro (Connect Robotics, Findster, Matereo, BlueCover, WaterDog), operam desde áreas como o desporto e turismo, logística e retalho, passando pelo ambiente e localização.

Empresas que se juntam às restantes startups (Active Aerogels, Airborne Projects, D-Orbit PT, Eye2Map, InanoE e Space Layer Technologies, Horizontal Cities, Findster, Matereo, Bluecouver Techonologies, Connect Robotics e Water Dog Mobile), que estão a ser apoiadas desde o início do programa. Este mês entrará ainda no Programa a empresa Horizontal Cities. Ainda nesta sessão serão abordados os projetos ARTES (DEIMOS, Present Tech e Vision Space).

Este programa é liderado pelo IPN e tem polos no UPTEC e na agência DNA Cascais. Os projetos são apoiados com 50 mil euros para a construção de protótipos e gestão de propriedade intelectual, beneficiando adicionalmente de apoio de negócio e apoio técnico, bem como do acesso a uma vasta rede de potenciais clientes, parceiros e investidores.

O ESA BIC Portugal tem o apoio do Gabinete do Espaço (FCT/ANI), entre outros stakeholders, como a CCDRC, universidades, municípios e investidores, tendo sido considerado de importância estratégica para Portugal, razão pela qual o Governo, através da FCT, tem investido recursos significativos nesta área.

O evento de Aniversário do ESA BIC Portugal conta com a presença da Agência Espacial Europeia, FCT – Fundação para a Ciência e tecnologia (Gabinete do Espaço), Instituto Pedro Nunes, Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, UPTEC- Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, DNA Cascais e as startups do ESA BIC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com