Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

IPC volta a vencer Poliempreende

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 18-09-2015

O Politécnico de Coimbra (IPC) venceu, uma vez mais, o concurso nacional Poliempreende. Esta foi a 12.ª edição do concurso e colocou novamente em competição os melhores projectos de empreendedorismo de vinte e uma instituições de ensino superior politécnico, sendo de registar que desde a 5.ª edição do Poliempreende, data de início da participação do IPC neste concurso, este instituto já somou cinco vitórias a nível nacional e conquistou um segundo e um terceiro prémios.

PUBLICIDADE

unnamed (6)

Constituída pela docente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) Cristina Agreira, pelos alunos Rafael Mendes, Mickael Graça e Diogo Esteves, finalistas da licenciatura em Engenharia Eletromecânica do mesmo estabelecimento de ensino, e ainda por Ana Sançana, diplomada pela Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) em Engenharia Agropecuária e colaboradora na Cooperativa Lousamel, que se constituiu como entidade parceira, a equipa apresentou a concurso o projeto “BeeAway”, o qual consiste em proteger as abelhas da sua morte e evitar possíveis picadas ao apicultor aquando da extração do mel, através do desenvolvimento de um dispositivo inovador no mundo da apicultura.

Tendo como foco principal clientes do setor da apicultura e sendo de extrema importância para este sector o crescente de extração do mel e a vida saudável dos enxames, a mais-valia do BeeAway relativamente à concorrência passa por oferecer aos apicultores uma segurança e uma garantia de proteção contínua, sem recorrer a qualquer fonte de ignição de fumo. Outro dos objetivos do BeeAway é ser comercializado não só a nível nacional, mas também internacional, tendo como mercados externos prioritários Espanha e França e, numa fase mais avançada, o resto da Europa e o resto do mundo.

Ao nível regional, o Poliempreende contou com a coordenação de Sara Proença, docente da ESAS, e, como responsável no ISEC, com a colaboração de Cândida Malça, docente desta unidade de ensino.

Além do IPC, no 12.º Poliempreende foram premiados o Instituto Politécnico de Santarém, que conquistou o 2.º prémio com o projeto “Individual Training”, o Instituto Politécnico de Setúbal, que arrecadou o 3.º prémio para o seu projeto intitulado “Play4Edu” e o Instituto Politécnico de Leiria, que foi distinguido com o prémio Inovação pelo seu projeto “Movel2”.

Foram atribuídas igualmente na presente edição duas menções honrosas aos projetos “A Brincar e a Rir o Bullying vamos prevenir” e “Free O”, desenvolvidos por equipas do Instituto Politécnico de Bragança e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, respetivamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com