Empreendedorismo

IPC volta a vencer Poliempreende

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-09-2015

O Politécnico de Coimbra (IPC) venceu, uma vez mais, o concurso nacional Poliempreende. Esta foi a 12.ª edição do concurso e colocou novamente em competição os melhores projectos de empreendedorismo de vinte e uma instituições de ensino superior politécnico, sendo de registar que desde a 5.ª edição do Poliempreende, data de início da participação do IPC neste concurso, este instituto já somou cinco vitórias a nível nacional e conquistou um segundo e um terceiro prémios.

PUBLICIDADE

unnamed (6)

Constituída pela docente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) Cristina Agreira, pelos alunos Rafael Mendes, Mickael Graça e Diogo Esteves, finalistas da licenciatura em Engenharia Eletromecânica do mesmo estabelecimento de ensino, e ainda por Ana Sançana, diplomada pela Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) em Engenharia Agropecuária e colaboradora na Cooperativa Lousamel, que se constituiu como entidade parceira, a equipa apresentou a concurso o projeto “BeeAway”, o qual consiste em proteger as abelhas da sua morte e evitar possíveis picadas ao apicultor aquando da extração do mel, através do desenvolvimento de um dispositivo inovador no mundo da apicultura.

PUBLICIDADE

publicidade

Tendo como foco principal clientes do setor da apicultura e sendo de extrema importância para este sector o crescente de extração do mel e a vida saudável dos enxames, a mais-valia do BeeAway relativamente à concorrência passa por oferecer aos apicultores uma segurança e uma garantia de proteção contínua, sem recorrer a qualquer fonte de ignição de fumo. Outro dos objetivos do BeeAway é ser comercializado não só a nível nacional, mas também internacional, tendo como mercados externos prioritários Espanha e França e, numa fase mais avançada, o resto da Europa e o resto do mundo.

Ao nível regional, o Poliempreende contou com a coordenação de Sara Proença, docente da ESAS, e, como responsável no ISEC, com a colaboração de Cândida Malça, docente desta unidade de ensino.

PUBLICIDADE

Além do IPC, no 12.º Poliempreende foram premiados o Instituto Politécnico de Santarém, que conquistou o 2.º prémio com o projeto “Individual Training”, o Instituto Politécnico de Setúbal, que arrecadou o 3.º prémio para o seu projeto intitulado “Play4Edu” e o Instituto Politécnico de Leiria, que foi distinguido com o prémio Inovação pelo seu projeto “Movel2”.

Foram atribuídas igualmente na presente edição duas menções honrosas aos projetos “A Brincar e a Rir o Bullying vamos prevenir” e “Free O”, desenvolvidos por equipas do Instituto Politécnico de Bragança e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, respetivamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE