Politécnico

IPC une-se a entidades de Coimbra e Oliveira do Hospital para promover arte (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-09-2022

O Centro Cultural Penedo da Saudade recebeu, esta quinta-feira, várias entidades de Coimbra e de Oliveira do Hospital para uma cerimónia de assinatura de protocolos no âmbito do Programa de Práticas Artísticas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

PUBLICIDADE

O objetivo é reunir condições para incentivar estudantes e trabalhadores da comunidade do Politécnico à frequência de atividades artísticas, sejam permanentes ou periódicas.

Jorge Conde, presidente do IPC, disse na cerimónia que a instituição pretende “apostar na sensibilização para a cultura e arte”, por forma que os estudantes “não deixem de praticar o instrumento que praticavam”.

PUBLICIDADE

O presidente do Politécnico frisa a ideia que Portugal precisa de mudar “e que passe a interpretar a escola como uma coisa que se conjuga com tudo e que não que se sobreponha”.

Para além disso, o IPC irá conceder acesso ao Estatuto de Estudante Praticante de Atividades Artísticas e, simultaneamente, dar visibilidade às entidades que têm vindo a desenvolver o trabalho artístico.

PUBLICIDADE

publicidade

No futuro, o objetivo é que os docentes e não docentes da comunidade do Politécnico possam usufruir desta formação, tornando as equipas “mais disponíveis para as artes e cultura”, conclui Jorge Conde.

O programa pretende ajudar a complementar a formação das artes dos estudantes desta instituição através de um contributo financeiro, num valor de 5.000€, destinado ao ano letivo 2022/2023.

A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, a Academia de Música do Centro Norton de Matos, a Associação Artística e Cultural Salatina, a Associação Flic-Flac, a Associação Sons da Arte (Oliveira do Hospital), a Coral de Sant´Ana (Oliveira do Hospital), a DNA – Dance N’Arts, a EDAC – Escola de Dança Arte e Corpo, a Escola de Dança Ritmo Latino, a Escola de Música dos Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra, a Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro, a Marionet Associação Cultural, a Mileumacores – material para artes, a Nuno Fonseca Atelier e escola de artes, Teatrão e a Tribobastidor – Associação Cultural e Recreativa (Trincheira Teatro) são as entidades artísticas envolvidas nesta iniciativa.

Atualmente, existem sete atividades abertas cobrindo as áreas da música coral, da dança, do teatro e das artes plásticas, como o coro, danças de salão, desenho, teatro e ainda o Grupo de Canção de Coimbra (canto, guitarra de Coimbra e viola de acompanhamento).

Veja o vídeo do direto do NDC da cerimónia da assinatura do protocolo do Programa de Práticas Artísticas:

Veja o vídeo do direto do NDC do discurso de Jorge Conde, presidente do IPC, na cerimónia da assinatura do protocolo do Programa de Práticas Artísticas:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE