Coimbra

IPC recusa dar cursos curtos e quer receber dinheiro para investigação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 12-07-2016

“Faz-se por minha insistência, porque esta é a minha escola e este é o último ano em que estarei como presidente do Politécnico na sessão comemorativa da instituição”, foi assim que Rui Antunes justificou a escolha do  auditório da Escola Superior de Educção (ESEC) para a comemoração do Dia do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

PUBLICIDADE

IMG_2999

No espaço que tem 106 cadeiras não se sentou Jorge Conde, o Presidente da ESTEC (que assistiu à cerimónia de pé). Apesar de ter chegado “tarde”, Manuel Castelo Branco, Presidente do ISCAC, consegui lugar na 2ª fila, tendo optado por sair a meio da cerimónia.

PUBLICIDADE

A efeméride assinala a eleição do primeiro Presidente desta instituição de ensino superior pública a 9 de Julho de 1996.

A cerimónia do Dia do IPC contemplou a intervenção do Presidente do Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, a entrega dos prémios da 13.ª edição do concurso regional Poliempreende e uma palestra subordinada ao tema “A Europa da crise permanente”,proferida pela deputada Mariana Mortágua.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão solene comemorativa contou com a actuação de Pedro Carvalho e Raquel Ribeiro da Orquestra Clássica do Centro com a soprano Marina Pacheco.

O Politécnico de Coimbra tem uma capacidade de atrair estudantes semelhante à da Universidade de Coimbra”

Estamos na altura de se discutir se é, se se justifica, se continua a ser útil para o pais,  continua a ser útil para a sociedade portuguesa, que se mantenha a divisão entre o ensino universitário e politécnico”

Hoje temos precisamente o mesmo orçamento que tínhamos no anterior governo. Manda a coerência que continuemos a ser críticos”.

Não estamos muito predispostos a fazer formações que têm como destinatários determinados grupos sócio-económicos”

Não estamos para assistir passivamente a algo que aconteceu ainda este ano, que é ter aberto um concurso para financiamento de projectos de investigação na região centro, que distribuiu 20 milhões de euros, mas que tinha como condição que a esse financiamento só podiam concorrer os centros de investigação que estão acreditados e associados a universidades”

Queria anunciar que vamos iniciar no próximo ano um centro de carreiras. É um projecto piloto transversal a todas as escolas”

 

Ouça todo o discurso de Rui Antunes, Presidente do IPC: 

 

 

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE