Politécnico

IPC aposta na colaboração entre a academia e o tecido empresarial

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-03-2022

Decorreu no passado dia 7, no auditório do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (IPC) a apresentação final dos projetos de cocriação de inovação desenvolvidos no âmbito do projeto “Link me up – 1000 ideias, sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo”, que visa a promoção de ecossistemas de inovação e o fortalecimento da colaboração entre a academia e o tecido empresarial, através da facilitação de projetos que envolvem equipas multidisciplinares e internacionais de estudantes, professores e organizações/empresas na resolução conjunta de desafios ou problemas reais dessas entidades.

PUBLICIDADE

A 2ª edição do programa envolveu mais de 60 estudantes oriundos das várias unidades orgânicas de ensino do IPC e de outras instituições de ensino nacionais e estrangeiras, 17 docentes na qualidade de facilitadores e 14 organizações desafiadoras: o Restaurante Cordel Maneirista, a EpilArt, a Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra, a Hearthint, a Dan Cake, a Noguiclima, a Rangel – Logistics Solutions, a Planycorpo, o Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, a Nortempresa, a Associação Nacional de Apoio ao Idoso, a 4iTec, o Município de Anadia e a a EcoX.

As 14 equipas participantes apresentaram ao júri as soluções inovadoras desenvolvidas em cocriação com os parceiros organizacionais desafiadores.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, este projeto vai desafiar a todos – estudantes, professores e organizações – e assumir um papel “muito importante” não só por fazer uma “ligação à sociedade e ao território” como também no que respeita à “capacitação das próprias empresas e instituições. Este programa é mais um passo para a manutenção de um papel ativo do IPC neste contexto”, refere.

Quanto à concretização deste projeto em rede, o responsável realça o valor da associação a outras instituições de Ensino Superior como forma de “agregar um conjunto de ideias relevantes entre todo o sistema Politécnico”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A forma de colocar os nossos estudantes a dar resposta a desafios de matriz empresarial mostra a capacidade necessária do ponto de vista do empreendedorismo”, destaca, frisando a importância desta vertente para a instituição.

O Link me up é um projeto em rede que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico e diversos parceiros da rede de instituições de ensino profissional com vista ao reforço da cooperação entre os politécnicos portugueses como agentes promotores do empreendedorismo qualificado, em cocriação com a comunidade empresarial, visando assim a geração de projetos inovadores e a criação de novas empresas. A decorrer até 2023, conta com o apoio financeiro dos programas POCH e COMPETE/Portugal 2020.

Segundo Sara Proença, diretora da unidade orgânica INOPOL Academia de Empreendedorismo e coordenadora do projeto Link me up, programas desta natureza são fundamentais para “alavancar a aproximação da academia à sociedade e potenciar uma cultura de inovação mais aberta e colaborativa, a par da criação de ecossistemas de inovação e networking, numa lógica de cocriação de valor”.

A responsável considera ainda que “este programa, na dimensão de capacitação dos docentes, é um instrumento relevante para a promoção de práticas e metodologias pedagógicas mais inovadoras, contribuindo assim para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem” e que, por outro lado, “permite o desenvolvimento de competências transversais nos nossos estudantes, que claramente potenciam a sua empregabilidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE