Politécnico

IPC aposta forte na formação dos líderes estudantis

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 20-02-2026

O Politécnico de Coimbra (IPC) realiza no próximo fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a II edição do Fim de Semana Formativo “Formar para o Futuro”, uma iniciativa destinada a dirigentes associativos das suas unidades orgânicas de ensino – ESAC, ESEC, ESTGOH, ESTeSC, ISCAC e ISEC.

Integrada no projeto IPC + Sucesso 2.0, a ação visa capacitar os estudantes para o exercício da atividade associativa, reforçando competências de comunicação, conhecimento institucional e participação cívica, bem como valorizar o papel das associações de estudantes na integração e representação da comunidade académica.

O programa tem início no sábado, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), com uma sessão de abertura que conta com a participação de Cristina Galhano, vice-presidente do IPC, e de Jorge Simão, representante das associações de estudantes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A componente prática começa com a atividade de integração “Searvvuš”, dinamizada pelo Gabinete de Interface com a Comunidade do IPC, que se foca em pilares fundamentais como a comunicação assertiva, a importância do trabalho em grupo e a gestão de tempo no contexto associativo.

Segue-se o workshop “Falo ou não falo”, com a provedora do Estudante do IPC, Joana Fernandes. Encerrando o período da manhã, os dirigentes são desafiados a participar no Escape Room “Corrida às pistas”, uma iniciativa de Marta Correia, dos Serviços de Ação Social do IPC, focada nos apoios e serviços ao dispor dos estudantes.

O período da tarde é dedicado à reflexão e ao debate, destacando-se uma mesa-redonda sobre os desafios atuais dos estudantes do ensino superior e o papel do movimento associativo, com a presença de Daniel Aragão, Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe), Diogo Machado, Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), e Francisco Garcia, Conselho Nacional da Juventude (CNJ), sob moderação de Hugo Ferreira, ex-presidente da AEISEC.

Segue-se um painel com antigos dirigentes associativos das várias escolas do IPC sobre a história do associativismo na primeira pessoa, contando com Carlos do Nascimento, AEESAC, Maria Alice Monteiro, AEESEC, Luís Pereira, AEESTGOH, Luís Domingos, AEESTeSC, Ricardo Pinto, AEISCAC, e Rui Fernandes, AEISEC, com moderação de Diogo Correia, Ex-presidente da FNAEESP. O dia encerra com um momento de convívio promovido pelas associações de estudantes.

No domingo, os trabalhos prosseguem no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico de Coimbra (ISCAC-IPC), focando-se na comunicação clara e eficaz no digital, numa sessão conduzida por Hugo Teixeira Francisco, da Portugal Green Travel.

A vertente desportiva marca o encerramento do evento, com atividades dinamizadas pela Unidade de Atividade Física do IPC, focadas na organização de eventos desportivos e na promoção de hábitos saudáveis, com o objetivo de reforçar competências importantes no processo de integração dos estudantes na comunidade académica.