Economia

IP concluiu restauro de Pontes Metálicas na Linha do Norte

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-03-2017

A Infraestruturas de Portugal concluiu a empreitada de pintura e proteção de Pontes Metálicas na Linha do Norte.

PUBLICIDADE

Num investimento de cerca de 670 mil euros foram executadas intervenções em 10 pontes metálicas ferroviárias situadas nos concelhos de Alenquer, Azambuja, Santarém, Torres Novas e Pombal.                               

Ponte Vila Nova Rainha, Azambuja:

PUBLICIDADE

Antes

PUBLICIDADE

publicidade

Depois   

Trabalhos de limpeza, proteção e tratamento anticorrosivo com o objetivo de assegurar manutenção de bons níveis de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias, atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição.

As intervenções consistiram na decapagem integral das pontes com jato de areia para remoção de toda a tinta existente, bem como de eventuais focos de corrosão, tendo posteriormente sido aplicado um esquema de pintura composto por três camadas de tinta.

Complementarmente a esta empreitada, as equipas técnicas especializadas da IP procederam a outros trabalhos de manutenção, nomeadamente à substituição de elementos e peças metálicas rebitadas.

A empreitada, realizada ao longo de seis meses, foi desenvolvida sem comprometer a circulação regular de comboios.

Da Rede Ferroviária Nacional fazem parte 2358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas, algumas delas centenárias e de elevado valor histórico, e que, graças ao regular trabalho de preservação e manutenção realizado pela IP, permanecem ao serviço sem limitações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE