Extra

Investimentos financeiros: como comprar ações

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-07-2021

Investimentos financeiros: como comprar ações

Investir em ações na bolsa de valores é um sonho ou uma vaga intenção para muitos, dado o “glamour” associado à posse e à possível valorização das ações de uma grande empresa. A grande diferença em relação ao passado, ou pelo menos aos tempos pré-internet, é que agora investir em ações está verdadeiramente ao alcance de todos. Um pequeno orçamento colocado numa “share” de uma empresa em ascensão pode não trazer uma fortuna, mas, já diz o povo, “grão a grão enche a galinha o papo”. Se o orçamento for médio ou grande (dependendo sempre da perspetiva!), as possibilidades de ganhos aumentam exponencialmente.
De resto, os escândalos da banca tradicional ocorridos ao longo da última década terão levado muitos cidadãos a ponderar se não seria preferível assumir pessoalmente o controlo dos seus investimentos em vez de os delegar a terceiros. Mas as apps de trading trouxeram mais confiança e know-how ao pequeno investidor que quer aprender – e sentir-se confortável e seguro – a aplicar dinheiro em ações mas não sabe como.

PUBLICIDADE

Apps de trading

Quem se pergunta como comprar ações depara-se, atualmente, com as apps de trading como melhor resposta. Estes serviços permitem, através de alguns cliques no rato ou toques no ecrã, investir, comprar e vender como se estivesse na bolsa de valores. Os custos e taxas são extraordinariamente baixos e simplificados, comparados com os dos métodos tradicionais de corretagem. Mas há um aspeto fundamental que as novas apps de investimento trazem: o “social”.
As apps de trading (das quais a eToro é um conhecido exemplo) funcionam como redes sociais em que os utilizadores podem seguir-se mutuamente, ver atualizações, partilhar ideias e estratégias e aprender uns com os outros. Na prática é como se o investidor fosse “lançado” para a praça e pudesse aprender com todos, sentir a “mão” do mercado, em vez de debater única e exclusivamente com o representante do seu banco.

Diferentes estratégias de investimento

Numa app de trading o investidor sabe perfeitamente em que ativo está a investir. Rapidamente os utilizadores destas apps aprendem a aplicar diferentes estratégias, consoante os seus objetivos.

PUBLICIDADE

publicidade

Comprar e vender no mesmo dia

Os mais arrojados e dinâmicos gostam de comprar e vender ações no próprio dia, durante o horário de funcionamento do mercado, e tentar pequenos ganhos dessa forma. Mais uma vez se aplica o provérbio popular que referimos acima.

Investir a longo prazo

Outros, sem tempo ou inclinação para acompanhar a app diariamente, preferem investir a longo prazo. Não será preferível comprar ações da Tesla, da Apple, do Benfica ou de outra empresa e acompanhar a sua evolução? De resto, aplica-se aqui outro ditado popular, que manda “não colocar todos os ovos no mesmo cesto”. Dispersando o investimento por vários conjuntos de ações, dilui-se o risco.

PUBLICIDADE

Copytrading: ir na onda

As apps de trading trouxeram ainda um novo aspeto: o copytrading, que se baseia na imitação dos movimentos financeiros de outros investidores, normalmente “influencers” com uma “plateia” própria. O fenómeno GameStop, que colocou sérios problemas a Wall Street e se revelou uma jogada dos “pobres” contra os “ricos”, baseou-se neste conceito.

Atenção aos perigos, porque nem todo o copytrading é legítimo! Acompanhar um copy trader e “mimetizar” os seus movimentos através de um app de trading legal e estabelecida, como é o caso da eToro, nada tem a ver com os esquemas de burla que têm sido revelados pela comunicação social nos últimos tempos.Um investidor português que siga um copytrader através da eToro corre os mesmos riscos que um hedge fund ou qualquer outro investidor privado, mas não verá os seus fundos desviados ilegalmente para um falso corretor.

Conclusão: invista na segurança das apps de trading

Utilizar aplicações de trading é fácil, barato, seguro e a melhor maneira de ganhar experiência e conhecimento sobre os mercados financeiros. Se está a ponderar investir em ações, esta será a melhor ferramenta.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE