Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Investigadores do Politécnico de Coimbra desenvolvem novo penso para tratar feridas crónicas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-11-2020

Diplomados da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) distinguidos com bolsa inovação e empreendedorismo StartUp Voucher, atribuída pelo IAPMEI.

PUBLICIDADE

O projeto “HIDGUP – Hidrocolóide de Galactomanana: Nova abordagem no tratamento de Úlceras de Pressão” tem por objetivo desenvolver um novo penso, mais económico e eficaz, para o tratamento de feridas crónicas, como as úlceras de pressão sobretudo para a população idosa e acamada.

PUBLICIDADE

publicidade

Em alternativa aos pensos já existentes no mercado, Carolina Melo e Rúben Nunes propõem uma nova gama de pensos hidrocolóides, constituídos por polissacarídeos extraídos da planta Adenanthera pavonina. Os investigadores consideram que este novo produto pode afirmar-se como “uma alternativa viável e eficaz, para a resolução de um problema de saúde pública com grande impacto financeiro e social”.

Predominantes sobretudo na população idosa e acamada, as úlceras de pressão são provocadas pela diminuição de circulação sanguínea e habitualmente tratadas com recurso a pensos que promovem a regeneração de tecidos e aceleram o processo de cicatrização. Contudo, este tipo de materiais é ainda dispendioso, estimando-se que o tratamento de feridas crónicas tenha um impacto financeiro de quatro a seis mil milhões de euros por ano nos sistemas de saúde europeus.

PUBLICIDADE

Durante os próximos meses, Carolina Melo e Rúben Nunes, licenciados em Ciências Biomédicas Laboratoriais, vão receber até 12 meses de financiamento da bolsa inovação e empreendedorismo StartUp Voucher, atribuída pelo IAPMEI, e realizar os primeiros   ensaios microbiológicos nos laboratórios da ESTeSC, esperando apresentar o primeiro
protótipo no início de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com