Coimbra

Investigadores da UC editam livro sobre ecotoxicologia na América Latina

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-01-2017

Livro “Ecotoxicology in Latin America” tem como editores investigadores do Centro de Ecologia Funcional da UC

PUBLICIDADE

unnamed (5)

Os investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra (UC), Cristiano V. M. Araújo e Cândida Shinn, são os editores e coautores do livro “Ecotoxicology in Latin America”, da Nova Science Publishers. Para além deles, outros dois investigadores do CFE, Rui Ribeiro e Matilde Moreira-Santos, estão presentes nesta obra que tenta compilar a investigação que tem vindo a ser feita na América Latina ao longo dos últimos anos, nas áreas da ecotoxicologia e avaliação de riscos.

PUBLICIDADE

A América Latina é uma das regiões mais diversificadas, mas também mais vulneráveis, do mundo, estando sob contínua pressão antropogénica devido ao aumento dos desenvolvimentos urbano, industrial e agrícola.

Apesar de existirem muitos grupos de investigação a estudar os impactos causados por essas pressões, os resultados e conclusões obtidos por muitos destes estudos têm sido largamente desconhecidos, devido à sua publicação apenas à escala local ou regional.

PUBLICIDADE

publicidade

O livro “Ecotoxicology in Latin America” representa assim o esforço em agregar e partilhar essa investigação, apresentando uma coleção relevante de estudos inovadores focados nos mais importantes assuntos e aplicações de ecotoxicologia, contemplando quer temas clássicos quer temas novos.

A obra pretende ter uma projeção internacional, dentro e fora dos países da América Latina, expandindo as redes de conhecimento, não só entre as equipas latino-americanas que trabalham em temas semelhantes, mas também com equipas de outras regiões.

O objetivo principal é fazer com que a conexão entre os grupos melhore rapidamente o desenvolvimento de métodos e sua aplicação em estudos ecotoxicológicos e em estudos de risco ambiental na região.

Dividido em 34 capítulos, o livro “Ecotoxicology in Latin America” reúne 111 investigadores de 12 países latino-americanos e de 6 países não-latino-americanos.

A obra, essencial para vários setores das ciências ambientais e para diversos atores da nossa sociedade, como estudantes, investigadores ou decisores políticos, encontra-se já disponível para venda Online (https://www.novapublishers.com/catalog/product_info.php?products_id=60512&osCsid=b).

,

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE