Coimbra

Investigadores da UC desenvolvem plataforma inovadora para planeamento de cirurgias faciais e tratamentos dentários

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-06-2019

 

PUBLICIDADE

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, constituída por Francisco Caramelo (investigador do Laboratório de Bioestatística e Informática Médica do iCBR – Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra) e Francisco do Vale (diretor do Instituto de Ortodontia), integra um consórcio nacional que conquistou um financiamento de 800 mil euros para desenvolver uma plataforma inovadora de simulação e visualização 3D, para o planeamento de cirurgias faciais e tratamentos ortodôntico-cirúrgicos.

Francisco Sismeiro (CODI), Cármen Guimarães (UA), Martinho Oliveira (UA), David Sanz (IPF), Francisco do Vale (FMUC), Francisco Caramelo (FMUC), Moisés Domingues (CODI) e Miguel Oliveira (UA)] e mais informação em anexo. Estou ainda ao vosso dispor para qualquer necessidade ou esclarecimento adicional.

Denominado de “ARTHUR – 3D Dentofacial Surgery Full Planning”, o projeto – que conquistou o financiamento de cerca de 800 mil euros no âmbito do programa Portugal 2020 – é liderado pelas empresas CODI e Instituto Português da Face e conta também com a participação da Universidade de Aveiro. O objetivo passa pelo desenvolvimento de uma plataforma capaz de prever, de forma foto-realista, o impacto real na máscara facial do paciente (tecidos moles) das possíveis alterações a efetuar a nível de estrutura óssea e dentes (tecidos duros). 

PUBLICIDADE

“Este projeto de desenvolvimento tecnológico surgiu de uma ideia do Dr. David Sanz (cirurgião maxilo-facial que então exercia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra-CHUC), que decidiu desenvolvê-la connosco, devido à longa e profícua relação entre o Instituto de Ortodontia da FMUC e o serviço de cirúrgia maxilo-facial do CHUC, na prestação de serviços médicos à comunidade”, explica Francisco Vale. “O projeto tem o nome de ‘Arthur’, em memória do ex-Diretor do Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial do CHUC, Dr. Artur Ferreira”, acrescenta.

Francisco do Vale, diretor do Instituto de Ortodontia, fará o acompanhamento dos doentes submetidos a tratamento ortodôntico-cirúrgico e coordenará os procedimentos clínicos necessários à obtenção dos modelos virtuais. Por sua vez, Francisco Caramelo, investigador do Laboratório de Bioestatística e Informática Médica do iCBR, ajudará desenvolver os procedimentos técnicos para aumentar o rigor científico na execução do projeto. “O LBIM tem larga experiência na criação de modelos estatísticos e na sua validação, assim como tem competências na área da imagem médica fundamental”, nota Francisco Caramelo.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo principal do projeto Arthur é “contribuir eficazmente para o tratamento de doenças e deficiências faciais, congénitas ou adquiridas, ou outras situações que levem à deformação facial”, aponta Francisco do Vale. Mas a nova plataforma também poderá abrir outras possibilidades: “Ao integrar de forma precisa e realista a imagem tridimensional dos ossos da face de um individuo, poderão ser criados modelos virtuais para posterior aplicação noutros ramos da medicina, que vão desde a cirurgia estética até à medicina forense”, conclui Francisco Caramelo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE