Coimbra

Investigadores da UC avaliam radiações nos veículos elétricos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-03-2016

As radiações eletromagnéticas emitidas pelos veículos elétricos são perigosas para a saúde humana?

PUBLICIDADE

carro electrico

Os primeiros resultados de um estudo em curso no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) revelam que, nesta matéria, os veículos elétricos são seguros.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma equipa de investigadores do ISR já efetuou várias medições em dois modelos elétricos e um a gasóleo (para efeitos de controlo), verificando que as radiações eletromagnéticas emitidas pelos automóveis elétricos estudados são «500 a 1000 vezes inferiores aos limites máximos de exposição aos campos eletromagnéticos da população humana recomendados pela União Europeia», explicam os investigadores Paulo Coimbra e Tony Almeida.

Em comparação «com os veículos que usam combustíveis fósseis, os valores registados nos modelos elétricos não são elevados e são seguros para a saúde humana», realçam os investigadores da UC.

Este e outros estudos vão ser apresentados e discutidos, entre 10 e 12 de março, no V Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer no Auditório Lajinha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no Polo II da UC.

PUBLICIDADE

O evento reúne cientistas e profissionais das mais diversas áreas, desde médicos, técnicos em radiologia médica e industrial, profissionais da indústria de petróleo e gás e utilizadores de fontes radioativas e de equipamentos geradores de radiações ionizantes e não ionizantes, até membros de órgãos reguladores e fiscalizadores e técnicos das áreas de segurança e medicina do trabalho.

O V Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é organizado pela Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações, liderada pelo cientista da UC, Luís Neves, e pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica.

Efeitos biológicos das radiações, proteção radiológica em saúde, proteção radiológica dos trabalhadores e do público, gestão de fontes e resíduos radioativos, emergências radiológicas, radioatividade natural e cultura de segurança em proteção radiológica são alguns dos temas que vão estar em discussão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE