Investigadores da FMUC galardoados no Congresso Nacional de Oncologia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-11-2017

Duas equipas de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), lideradas por Isabel Carreira, Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo, venceram os prémios “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” e “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” no 14º Congresso Nacional de Oncologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, que decorreu em Aveiro.

PUBLICIDADE

- Hugo Antunes, autor apresentador do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata”  Ilda Patrícia Ribeiro, primeira autora do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço”


Ilda Patrícia Ribeiro, primeira autora do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço”

O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” foi atribuído ao estudo “Signaling pathways and genes in head and neck cancer”. Integram a equipa os investigadores Ilda Patrícia Ribeiro, Luísa Esteves, Francisco Marques, Leonor Barroso, Francisco Caramelo, Joana Barbosa de Melo e Isabel Carreira.

Este trabalho resulta de uma estreita colaboração entre o Laboratório de Citogenética e Genómica, o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), o Departamento de Medicina Dentária e o Laboratório de Bioestatística e Informática Médica do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI), unidades integrantes da FMUC, e o Departamento de Cirurgia Maxilofacial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

PUBLICIDADE

Duas equipas de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), lideradas por Isabel Carreira, Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo, venceram os prémios “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” e “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” no 14º Congresso Nacional de Oncologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, que decorreu em Aveiro. O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” foi atribuído ao estudo “Signaling pathways and genes in head and neck cancer”. Integram a equipa os investigadores Ilda Patrícia Ribeiro, Luísa Esteves, Francisco Marques, Leonor Barroso, Francisco Caramelo, Joana Barbosa de Melo e Isabel Carreira. Este trabalho resulta de uma estreita colaboração entre o Laboratório de Citogenética e Genómica, o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), o Departamento de Medicina Dentária e o Laboratório de Bioestatística e Informática Médica do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI), unidades integrantes da FMUC, e o Departamento de Cirurgia Maxilofacial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” foi atribuído ao projeto “Mecanismos moleculares subjacentes à eficácia clínica do rádio-223 no carcinoma da próstata”, coordenado cientificamente pelos docentes Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo. O estudo envolve o Instituto de Biofísica e o Laboratório de Fisiologia do IBILI e o CIMAGO, da FMUC, o Serviço de Urologia e Transplantação Renal e o Serviço de Medicina Nuclear do CHUC. A equipa é constituída pelos investigadores Inês Marques, Ana Margarida Abrantes, Paulo Matafome, Edgar Tavares-Silva, Hugo Antunes (autor responsável pela apresentação do trabalho na forma de comunicação oral) e Gracinda Costa. Legendas das fotos em anexo: Imagem 1 - Hugo Antunes, autor apresentador do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” Imagem 2 - Ilda Patrícia Ribeiro, primeira autora do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” Ao dispor,


Hugo Antunes, autor apresentador do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata”

O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” foi atribuído ao projeto “Mecanismos moleculares subjacentes à eficácia clínica do rádio-223 no carcinoma da próstata”, coordenado cientificamente pelos docentes Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo.

O estudo envolve o Instituto de Biofísica e o Laboratório de Fisiologia do IBILI e o CIMAGO, da FMUC, o Serviço de Urologia e Transplantação Renal e o Serviço de Medicina Nuclear do CHUC. A equipa é constituída pelos investigadores Inês Marques, Ana Margarida Abrantes, Paulo Matafome, Edgar Tavares-Silva, Hugo Antunes (autor responsável pela apresentação do trabalho na forma de comunicação oral) e Gracinda Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE