Conecte-se connosco

Investigadores da FMUC galardoados no Congresso Nacional de Oncologia

Publicado

em

Duas equipas de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), lideradas por Isabel Carreira, Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo, venceram os prémios “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” e “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” no 14º Congresso Nacional de Oncologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, que decorreu em Aveiro.

- Hugo Antunes, autor apresentador do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata”  Ilda Patrícia Ribeiro, primeira autora do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço”


Ilda Patrícia Ribeiro, primeira autora do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço”

O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” foi atribuído ao estudo “Signaling pathways and genes in head and neck cancer”. Integram a equipa os investigadores Ilda Patrícia Ribeiro, Luísa Esteves, Francisco Marques, Leonor Barroso, Francisco Caramelo, Joana Barbosa de Melo e Isabel Carreira.

Este trabalho resulta de uma estreita colaboração entre o Laboratório de Citogenética e Genómica, o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), o Departamento de Medicina Dentária e o Laboratório de Bioestatística e Informática Médica do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI), unidades integrantes da FMUC, e o Departamento de Cirurgia Maxilofacial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Duas equipas de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), lideradas por Isabel Carreira, Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo, venceram os prémios “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” e “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” no 14º Congresso Nacional de Oncologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, que decorreu em Aveiro. O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” foi atribuído ao estudo “Signaling pathways and genes in head and neck cancer”. Integram a equipa os investigadores Ilda Patrícia Ribeiro, Luísa Esteves, Francisco Marques, Leonor Barroso, Francisco Caramelo, Joana Barbosa de Melo e Isabel Carreira. Este trabalho resulta de uma estreita colaboração entre o Laboratório de Citogenética e Genómica, o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), o Departamento de Medicina Dentária e o Laboratório de Bioestatística e Informática Médica do Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI), unidades integrantes da FMUC, e o Departamento de Cirurgia Maxilofacial do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” foi atribuído ao projeto “Mecanismos moleculares subjacentes à eficácia clínica do rádio-223 no carcinoma da próstata”, coordenado cientificamente pelos docentes Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo. O estudo envolve o Instituto de Biofísica e o Laboratório de Fisiologia do IBILI e o CIMAGO, da FMUC, o Serviço de Urologia e Transplantação Renal e o Serviço de Medicina Nuclear do CHUC. A equipa é constituída pelos investigadores Inês Marques, Ana Margarida Abrantes, Paulo Matafome, Edgar Tavares-Silva, Hugo Antunes (autor responsável pela apresentação do trabalho na forma de comunicação oral) e Gracinda Costa. Legendas das fotos em anexo: Imagem 1 - Hugo Antunes, autor apresentador do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” Imagem 2 - Ilda Patrícia Ribeiro, primeira autora do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Cabeça e Pescoço” Ao dispor,


Hugo Antunes, autor apresentador do trabalho galardoado com o prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata”

O prémio “Melhor Trabalho em Cancro da Próstata” foi atribuído ao projeto “Mecanismos moleculares subjacentes à eficácia clínica do rádio-223 no carcinoma da próstata”, coordenado cientificamente pelos docentes Maria Filomena Botelho e Arnaldo Figueiredo.

O estudo envolve o Instituto de Biofísica e o Laboratório de Fisiologia do IBILI e o CIMAGO, da FMUC, o Serviço de Urologia e Transplantação Renal e o Serviço de Medicina Nuclear do CHUC. A equipa é constituída pelos investigadores Inês Marques, Ana Margarida Abrantes, Paulo Matafome, Edgar Tavares-Silva, Hugo Antunes (autor responsável pela apresentação do trabalho na forma de comunicação oral) e Gracinda Costa.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com