Escolas

Investigadoras da Universidade de Coimbra implementam projeto-piloto para prevenir o insucesso escolar

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-06-2014

Desenvolver a literacia e prevenir o insucesso escolar através de um conjunto de atividades guiadas por uma abordagem coeducativa entre pais e educadores, com vista ao incentivo de boas práticas educativas e de relacionamento escola-família, é o objetivo do projeto-piloto “Vamos Educar Juntos com o Coelhinho Polo” que está a ser implementado, há um ano, no jardim-de-infância de Brasfemes, do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel – Eiras, concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

Originalmente desenvolvido na Universidade de Mons-Bélgica pelos professores Jean-Pierre Pourtois e Huguete Desmet, com o título “Eduquons ensemble avec Polo le Lapin”, o projeto foi adaptado para a população portuguesa por uma equipa de investigadoras das Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) e de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade de Coimbra (UC).

O estudo-piloto, que se vai prolongar até ao final do primeiro ciclo do ensino básico, envolve 18 crianças, de 3 e 4 anos de idade, do Jardim-de- infância de Brasfemes e respetivos pais e educadores e ainda um grupo controlo – sem intervenção (28 crianças do Jardim-de infância de Eiras). As atividades realizadas até ao momento foram guiadas por 10 fascículos (1 por cada mês) contendo propostas de tarefas a realizar na escola e em casa, sob a orientação das educadoras e dos pais. Foram igualmente realizadas reuniões mensais com os pais e educadoras para a discussão e reflexão em torno das necessidades da criança e das práticas educativas.

PUBLICIDADE

A figura central do projeto é o Coelhinho Polo que circulou entre casa e escola, «levando e recebendo mensagens e tarefas que exploram várias competências das crianças e favorecem as relações entre a escola e a família a fim de otimizar as aprendizagens (no jardim-de-infância) e, mais especificamente, a aquisição de competências linguísticas» explica a coordenadora do projeto, Graciete Franco Borges.

Os primeiros resultados deste projeto de investigação-ação vão ser apresentados no International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies, a decorrer em Barcelona, de 23 a 25 de Julho, mas, avança a também docente da Faculdade Psicologia e de Ciências da Educação da UC, «o balanço deste 1º ano piloto foi muito positivo, tendo contado com o envolvimento ativo dos pais, das educadoras e das crianças. Este programa, que recorre a metodologias inovadoras, já foi aplicado em outros países europeus e mostrou bons resultados relativamente ao desenvolvimento da literacia e da cooperação escola-família-comunidade».

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE