Universidade

Investigador da Universidade de Coimbra ajuda os computadores a perceberem melhor a Língua Portuguesa

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-07-2014

Uma WordNet – uma espécie de dicionário próprio para ser utilizado por computadores – desenvolvida pelo investigador Hugo Gonçalo Oliveira, da Universidade de Coimbra (UC), acaba de vencer o prémio de Melhor Tese de Doutoramento numa competição internacional promovida no âmbito da 11ª International Conference on Computational Processing of Portuguese (PROPOR 2014), que irá decorrer na Universidade de São Carlos, São Paulo, Brasil, entre os dias 6 e 8 do próximo mês de outubro.

PUBLICIDADE

Na prática, o trabalho premiado pela PROPOR 2014, o principal evento internacional na área do processamento computacional da língua portuguesa, permite que os computadores entendam mais de português. Isto porque para os computadores perceberem a língua dos humanos, são necessárias várias ferramentas complexas que os “ensinem”. Uma dessas ferramentas é precisamente a WordNet, «uma base de dados lexical que organiza as palavras de acordo com os seus possíveis sentidos e que estão para as máquinas como os dicionários estão para os seres humanos. Serve para o computador compreender o que está escrito, no caso em português», esclarece o autor, Hugo Gonçalo Oliveira.

Para a língua portuguesa, «as wordnets existentes têm limitações ao nível da disponibilidade, método de construção e cobertura. O Onto.PT (nome atribuído à ferramenta) procurou ultrapassar essas limitações através da criação gratuita (http://ontopt.dei.uc.pt), de grandes dimensões e gerada de forma automática, para assim ultrapassar o tempo necessário para uma construção manual», explica.

PUBLICIDADE

Recorrendo a esta ferramenta e a outras desenvolvidas, entre 20188 e 2013, no âmbito deste projeto orientado pelo investigador Paulo Gomes, os computadores «poderão compreender melhor a língua portuguesa, o que poderá ter impacto no desenvolvimento de melhores sistemas de pesquisa inteligente, de ajuda à escrita, ou de tradução automática, entre outros», sublinha o também docente do Departamento de Engenharia Informática da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE