Universidade

Investigador da UC integra equipa de avaliação da Lista Vermelha das Abelhas Europeias da União Internacional para a Conservação da Natureza

Notícias de Coimbra | 11 minutos atrás em 27-02-2026

O investigador Hugo Gaspar, do Centre for Functional Ecology: Science for People & Planet da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é um dos autores da segunda avaliação da Lista Vermelha das Abelhas Europeias, conduzida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

PUBLICIDADE

O especialista em taxonomia, ecologia e conservação de abelhas selvagens em Portugal contribuiu para esta avaliação, que revela um aumento significativo do conhecimento sobre estas espécies, mas evidencia também um agravamento preocupante do seu estado de conservação na Europa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o novo relatório da IUCN, 10% das abelhas selvagens europeias (171 em 1.928 espécies avaliadas) estão ameaçadas de extinção, mais do dobro das 77 espécies ameaçadas registadas em 2014, quando foi feita a primeira avaliação. Um dos principais objetivos alcançados nesta segunda edição foi reduzir o número de espécies com estatuto de “Dados Insuficientes” (Data Deficient), que passou de 57%, em 2014, para apenas 14%, em 2025, tornando esta a avaliação na mais abrangente alguma vez realizada sobre o estado de conservação das abelhas selvagens europeias.

Entre os grupos de espécies mais afetadas encontram-se, por exemplo, os abelhões (género Bombus) e as abelhas do género Colletes e Dasypoda. Estas espécies, juntamente com as restantes avaliadas, são essenciais para a polinização de plantas silvestres e de culturas agrícolas, desempenhando um papel vital na sustentação dos ecossistemas terrestres e na agricultura.

Das 171 espécies que estão ameaçadas de extinção na Europa, 67 ocorrem em Portugal, o que corresponde a 9% da fauna nacional (747 espécies). Das 25 espécies no nível mais alto de ameaça (“Criticamente em Perigo”) na Europa, apenas uma ocorre em Portugal ­– o Epéolo-de-faixas (Epeolus fasciatus Friese, 1895) – uma espécie de abelha cuco que parasita abelhas do género Colletes.

«Este documento é mais uma prova do aumento do conhecimento, ainda que limitado, resultante do investimento que tem sido feito no estudo das abelhas na Europa nos últimos anos», explica Hugo Gaspar, investigador do Departamento de Ciências da FCTUC.

«É importante compreender que o nível de ameaça depende do contexto geográfico e neste documento é recomendada a criação de listas vermelhas nacionais específicas de abelhas selvagens, ainda inexistente em Portugal», afirma, acrescentando que «uma espécie pode não estar ameaçada à escala europeia e estar ameaçada à escala nacional, ou vice-versa – isso tem implicações na conservação nacional das abelhas».

Na FCTUC e no FLOWer Lab têm sido desenvolvidos esforços contínuos para a conservação das abelhas selvagens e de outros polinizadores, através de vários projetos de investigação e ação. Entre eles, destaca-se, naturalmente, o doutoramento de Hugo Gaspar, que visa ampliar o conhecimento da distribuição e identificação das abelhas selvagens em Portugal; o projeto nacional PolinizAÇÃO, responsável pelo Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores em Portugal; o projeto ARCADE para o melhoramento das coleções de referência nacionais; e mais recentemente, o projeto europeu BeeConnected SUDOE, dedicado ao restauro ecológico de habitats e à conservação de polinizadores selvagens.

A Lista Vermelha das Abelhas (colocar link quando estiver online), publicada recentemente, destaca ainda as principais ameaças à conservação das abelhas: 1) a intensificação agrícola, 2) as alterações climáticas, 3) a perda e fragmentação dos habitats, 4) as espécies invasoras e 5) a poluição. Também são apresentadas as prioridades para a conservação: 1) proteger e restaurar habitats, 2) promover práticas agrícolas favoráveis a polinizadores, 3) expandir a monitorização e investigação, 4) fortalecer a rede de especialistas e 5) integrar a conservação de abelhas nas políticas existentes. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE