Saúde

Investigações na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica reunidas em livro da ESEnfC

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-02-2022

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) apresenta, amanhã (dia 16 de fevereiro), o livro + 5  anos, + 100 dissertações – Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, obra que resulta do trabalho  desenvolvido por estudantes e professores deste curso, no período compreendido entre 2016 e 2021. 

PUBLICIDADE

A sessão de apresentação decorrerá, a partir das 15 horas, no auditório do Polo A da ESEnfC, com transmissão por videoconferência (via Zoom). 

Ao longo das mais de 500 páginas desta monografia, são apresentados resumos alargados dos trabalhos de  investigação para a obtenção do grau académico de mestre, sobre matérias relacionadas, por exemplo, com  gestão da dor, cuidados à pessoa com ferida, transições saúde-doença, intervenção do enfermeiro em  situações de violência doméstica ou contra idosos, acolhimento à família da pessoa internada, adesão  terapêutica, literacia em saúde, inovação em tecnologia dos cuidados de Enfermagem e formação dos  profissionais de saúde. 

PUBLICIDADE

Com coordenação editorial da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) e  organização científica de seis professores – Isabel Fernandes, Isabel Moreira, Catarina Lobão, Luís Oliveira,  Luís Paiva e Adriana Coelho –, a obra divide-se em seis partes: “Pessoa em situação crítica”, “Pessoa em  situação crónica”, “Pessoa em situação paliativa”, “Pessoa em situação perioperatória”, “Práticas profissionais  e ambientes de cuidados seguros” e “Simulação no ensino de Enfermagem”. 

«A consciência de que os jovens mestres ao concluírem a sua dissertação podem confrontar-se com dúvidas e  questionamento sobre a qualidade da investigação realizada, apesar do reconhecimento académico que a  aprovação em provas públicas lhe conferiu, conduziu à consciencialização da importância de os ajudar,  facilitando a divulgação dos seus resultados», refere a nota introdutória deste livro.  

PUBLICIDADE

publicidade

A obra surge na sequência de uma publicação inicial em tudo idêntica a esta, lançada em 2016, cinco anos  após as provas públicas da primeira dissertação de mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na ESEnfC, e  já com 100 trabalhos concluídos. 

«Não basta que o conhecimento seja produzido, é fundamental divulgá-lo, pois este é um dever ético. A  divulgação, à comunidade científica e à sociedade em geral, dos resultados dos estudos em revistas científicas,  após revisão por pares, é o reconhecimento da comunidade académica e científica da qualidade do estudo,  dando-lhe visibilidade, impulsionando e prestigiando o desenvolvimento pessoal e profissional do  investigador», lê-se, também, na introdução da nova monografia.

A apresentação da obra, pelas 15h20, está a cargo do enfermeiro e professor coordenador jubilado, José Roxo,  logo após a sessão de abertura (15h00), pela coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem  Médico-Cirúrgica da ESEnfC, Isabel Fernandes. 

Seguem-se, de acordo com o programa, as intervenções do enfermeiro Ivo Soares Paiva (representante dos  estudantes autores da monografia), do professor coordenador principal João Alves Apóstolo (coordenador  científico da UICISA: E) e da professora coordenadora Aida Cruz Mendes (Presidente da ESEnfC).  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE