Coimbra

Intervenção no Mercado Municipal de Poiares dará “nova face à Vila”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-10-2020

Já arrancaram as obras de remodelação do Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares, intervenção que representa um investimento de 759.608,40€, financiado a 85% por fundos comunitários, e com um prazo de execução de 12 meses.

PUBLICIDADE

Com uma localização estratégica, junto à EN2, e ‘porta de entrada’ para o centro histórico da Vila, a profunda reforma que o Mercado Municipal será alvo «tem como grande objetivo criar mais e melhores condições de funcionamento para comerciantes e consumidores, mas, também, recuperar todo aquele espaço urbano, revitalizando o centro do Concelho», como refere o Presidente da Câmara, João Miguel Henriques.

PUBLICIDADE

Uma das preocupações deste projeto de renovação incide na sustentabilidade e preservação ambiental, com «a remoção de todas as coberturas de fibrocimento (que contêm amianto), reduzindo desta forma os níveis de poluição do ar e contribuindo para a melhoria significativa da saúde pública, para além da criação naquele espaço de diversas zonas verdes com arborizações e ajardinamentos», como referiu o autarca.

Em termos arquitetónicos, o grande destaque vai para a demolição das barreiras visuais e físicas nos limites do atual Mercado, apostando numa nova imagem, mais moderna, com áreas mais amplas e melhores condições de circulação. No centro do complexo irá surgir uma nova ‘praça urbana’ onde se desenha um anfiteatro, o que permitirá criar um ponto de encontro dos cidadãos, enquanto que no acesso norte, junto à rotunda na EN2, surgirá uma nova entrada, com uma escadaria em curva, e com lettering “Mercado” a surgir com 1,80m de altura, assumindo-se como a imagem de marca do Mercado.

PUBLICIDADE

publicidade

«Será verdadeiramente um ‘cartão de visita’ de Vila Nova de Poiares, redesenhando uma nova entrada na zona norte da sede de concelho, muito mais apelativa e convidativa, proporcionando uma nova imagem do nosso concelho», concluiu.

Refira-se ainda que, durante o período em que decorrerão as obras, o Município assegurou as condições de funcionamento do mercado com a instalação, junto ao terminal rodoviário, de uma estrutura amovível provisória (tenda) preparada para o efeito, dotada das condições de segurança adequadas e que possibilitará o decurso das atividades dentro da normalidade possível, nestes casos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE