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Coimbra

Interface de Eiras “leva” SMTUC para o norte de Coimbra

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O interface da Ponte de Eiras já está a ser construído junto à Escola Rainha Santa Isabel, na Adémia. Este será um importante ponto de transbordo que vai permitir a ligação entre várias linhas da rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que vão servir a zona norte do concelho, a partir de abril, e o centro da cidade. 

A CM Coimbra continua a expandir estrategicamente o serviço público de transportes para várias localidades do concelho, à medida que vai reforçando o serviço com a contratação de mais motoristas e a aquisição de mais autocarros. A partir de abril, os SMTUC vão chegar às freguesias de Brasfemes, Souselas e Botão, reforçando também a oferta nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.

Para isso é de extrema importância a criação de dois novos interfaces, que vão ser os locais de transbordo que permitem a ligação com outras linhas dos SMTUC para viajar da zona norte até ao centro da cidade e vice-versa.

Nesse sentido, o interface da Ponte de Ponte de Eiras, que se localiza nos terrenos adjacentes à Escola Rainha Santa Isabel, junto ao posto de abastecimento de combustível da Adémia, já se encontra em construção. Neste local, será realizada a ligação com as Linhas 2T (Manutenção-Vil de Matos), a 36 (Praça da República Ponte de Eiras) e as novas Linhas 50 (Manutenção/Sargento Mor, via Trouxemil) e 50T (Manutenção/Sargento Mor, via Souselas).

O outro interface será instalado na Pedrulha (Centro de Formação Profissional) e servirá de ponto de transbordo com as linhas 35 (HUC-Pedrulha) e 5 (Pedrulha-Estádio Municipal).

Estas novas linhas vão beneficiar mais de 20 mil habitantes com o aumento da oferta, de fiabilidade e de qualidade dos transportes, para além de permitir o acesso às tarifas sociais praticadas pela autarquia, criando poupança às famílias residentes na zona norte de Coimbra. Serão, assim, beneficiadas as povoações de Souselas, Marmeleira, S. Martinho do Pinheiro, Cioga do Monte e Zouparria do Monte, designadamente: Linha n.º 50 (Manutenção/Sargento Mor – via Trouxemil), com a variante 50M (Manutenção/Sargento Mor – via Trouxemil e regresso por Marmeleira); Linha nº 50T – Manutenção/Sargento Mor (via Souselas), que terá a variante 50S (Manutenção/Sargento Mor – via Souselas e Marmeleira); e a Linha nº 51 (Manutenção – Marmeleira – via Souselas).

Atualmente estas localidades têm um serviço de transportes desequilibrado, havendo zonas que nos dias úteis apenas têm serviço ao início da manhã e final da tarde e outras sem qualquer oferta. Aos fins de semana a oferta é quase nula, resumindo-se apenas a um serviço em Souselas aos sábados e sem qualquer oferta aos domingos e feriados. Agora, com a entrada em funcionamento desta nova oferta dos SMTUC, em abril, as localidades de Marmeleira e S. Martinho do Pinheiro terão um reforço do serviço de transporte público de 20 viagens aos dias úteis, 10 viagens ao sábado e 4 viagens ao domingo e feriados, enquanto que Souselas e Zouparria do Monte passarão a ter 54 viagens aos dias úteis, 32 viagens ao sábado e 17 viagens ao domingo e feriados.

Já para servir as povoações de Outeiro do Botão, Botão, Larçã, Mata de S. Pedro, Paço, Póvoa do Loureiro e Paúl a autarquia vai criar a Linha n.º 52 (Pedrulha/Póvoa do Loureiro – via Mata de S. Pedro), com as variantes 52M (Pedrulha/Mata de S. Pedro), 52P (Pedrulha/Póvoa do Loureiro); 52T (Pedrulha/Mata de S. Pedro – via Botão).

Atualmente estas localidades são servidas por linhas intermunicipais com uma oferta aos dias úteis de quatro viagens ao início da manhã, duas à hora de almoço e uma ao final do dia, no sentido de Coimbra. Aos sábados apenas existe um serviço ao início da manhã para Coimbra e regresso ao início da tarde, sendo que a Mata de S. Pedro tem uma oferta ainda mais reduzida. Aos domingos e feriados não têm atualmente qualquer oferta. Com a entrada em funcionamento dos novos serviços municipais as localidades de Souselas, Outeiro do Botão (Cruzamento), Botão (Cruzamento) e Larçã, terão uma oferta de transporte público de 34 viagens aos dias úteis, 14 viagens ao sábado e quatro viagens ao domingo e feriados; as localidades de Botão e Mata de S. Pedro terão uma oferta de serviço de 13 viagens aos dias úteis, seis aos sábados e duas ao domingo e feriados; e as localidades de Outeiro do Botão, Paço, Póvoa do Loureiro e Paúl uma oferta de serviço de 12 viagens aos dias úteis, seis aos sábados e duas ao domingo e feriados.

A freguesia de Brasfemes também vai passar a ser servida pelos SMTUC, pela nova Linha n.º 53 (Ponte de Eiras/Brasfemes), que vai servir também a localidade de Vilarinho. Atualmente estas localidades são servidas por linhas intermunicipais com uma oferta de 28 serviços aos dias úteis, aos sábados oitos serviços e aos domingos quatro serviços. O novo serviço prestado pelos SMTUC vai garantir uma oferta de 26 viagens aos dias úteis, 12 viagens ao sábado e quatro ao domingo e feriados, verificando-se um reforço da oferta de transporte público para a extensão de saúde de Eiras.

Estes novos serviços vão ter um período experimental, que vai decorrer até ao início do ano letivo 2021/2022, por forma a avaliar o funcionamento das linhas em período letivo e não letivo, podendo ir sofrendo ajustes para melhorar o desempenho relativamente aos itinerários, paragens, horários e frequências mínimas. Durante este período, os residentes que atualmente acedem aos passes bimodais poderão continuar a usufruir deste serviço, caso assim o entendam. 

No website dos SMTUC (www.smtuc.pt/horario) já se encontram disponíveis os horários das novas linhas aprovadas na segunda-feira para servir as freguesias de Brasfemes, Souselas e Botão e que reforçam também a oferta nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.

A autarquia afirma que “o prolongamento da rede dos SMTUC até às freguesias de Brasfemes, Souselas e Botão (reforçando em simultâneo a oferta nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela) só é possível devido à estratégia de valorização dos transportes públicos que a CM Coimbra assumiu nos últimos anos, sob a liderança de Manuel Machado. Com os novos 21 motoristas que entraram nos quadros dos SMTUC em janeiro deste ano, a CM Coimbra admitiu 64 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros nos últimos quatro anos. No mesmo sentido, a autarquia reforçou a frota com 79 viaturas nos últimos sete anos: 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e 2 híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros. Em curso está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., que venceu o concurso público internacional, por 2,4 milhões de euros, pois o objetivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos”.

O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, assumiu na última reunião do executivo, que este alargamento da rede de serviço de transportes públicos é para continuar e que, em breve, os SMTUC chegarão também às freguesias da margem direita do Mondego, como Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e Lamarosa, até ao limite do concelho.

Os custos com os SMTUC são suportados pelos cofres municipais, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.

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