Economia
Interesse público para Vasco da Gama produzir bebidas e abrir centro interpretativo com restaurante

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai votar, na reunião do executivo de amanhã, dia 8 de setembro, o reconhecimento de interesse público municipal do projeto da Quinta do Alqueive, promovido pela empresa Nova Gama – Actividades Imobiliárias, Lda., do Grupo Empresarial Vasco da Gama. O investimento prevê a instalação, em Vila Verde, de uma unidade de produção da bebida fermentada CitroSidra e de cerveja artesanal, bem como de um centro interpretativo com restaurante. A proposta será posteriormente submetida à Assembleia Municipal, uma vez que parte dos terrenos está integrada na Reserva Agrícola Nacional (RAN), exigindo enquadramento legal específico.
O projeto privado, com investimento assegurado por capitais próprios, prevê a valorização da produção agrícola local, com base nas laranjas e maçãs da quinta, que servirão de base à produção da CitroSidra, bebida desenvolvida pela Praxis com base em investigação da Universidade de Coimbra. A proposta integra componentes agrícolas, industriais e turísticas, num modelo de reaproveitamento de instalações existentes e promoção de recursos endógenos.
Estão envolvidas várias empresas do grupo promotor, responsáveis pela exploração agrícola, apoio logístico e produção.
PUBLICIDADE
O parecer técnico destaca impactos nas áreas económica, social e territorial, incluindo a criação de emprego, a dinamização do turismo rural, a valorização de produtos locais e o incentivo à fixação de população em meio rural. O documento refere ainda o alinhamento com objetivos de sustentabilidade e desenvolvimento local.
PUBLICIDADE