Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

“Inteiro ou às rodelas!? Tanto faz!” no Festival do Chouriço Tradicional de Quiaios

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-08-2022

O 1º Festival do Chouriço Tradicional de Quiaios irá decorrer de 25 a 28 de agosto, no Largo do Mercado, em Quiaios e visa promover a  identidade local e, em particular, o Chouriço Tradicional de Quiaios, envolvendo a comunidade e o  tecido associativo; estimular o surgimento de novos produtores, potenciando o desenvolvimento  económico.

PUBLICIDADE

As origens do chouriço tradicional de Quiaios, com a singularidade de ser um enchido à beira-mar,  estarão em discussão no primeiro dia do festival, na sede do Quiaios Clube. Na ocasião será ainda  apresentado o trabalho da investigadora Frederica Jordão, e patrocinado pela Cevadas, sobre este  importante património imaterial da freguesia. 

No dia seguinte será inaugurada uma exposição de fotografia, «Faces do Património de Quiaios», no  Jardim Paroquial de Quiaios, seguindo-se a abertura das tasquinhas a cargo das coletividades locais. A gastronomia local, e naturalmente o chouriço, terá lugar de destaque. 

PUBLICIDADE

publicidade

A par da dimensão gastronómica, cultural e comunitária, o festival terá uma forte componente de  animação, com enfoque para a atuação da dupla de sucesso Quim Roscas & Zeca Estacionâncio,  protagonizada pelos atores João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, no sábado, 27 de agosto. 

No último dia, antecipando o concerto de encerramento pela Filarmónica Quiaense, «Vozes da Terra»,  será também conhecido o «melhor chouriço tradicional de Quiaios», num concurso gastronómico que  coloca à prova os saberes e sabores antigos da comunidade. 

PUBLICIDADE

A organização é da Junta de Freguesia de Quiaios e conta com o apoio do Município da Figueira da  Foz. 

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Santos, “o festival constituirá um novo  motivo de atração e uma nova oportunidade de promoção do território, valorizando os produtos  endógenos e a diversidade cultural do concelho”. 

Em paralelo, celebra-se o Dia da Freguesia, que se comemora a 23 de agosto, por  referência à atribuição do foral manuelino à vila de Quiaios, em 1514. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com