Coimbra

Integrar vai dar um teto a 20 cidadãos sem-abrigo (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 17-11-2021

A Associação Integrar assinou, esta manhã, com a Segurança Social protocolos para garantir soluções de alojamento para pessoas em situação de sem-abrigo, nas tipologias de housing first e de apartamentos partilhados.

PUBLICIDADE

A cerimónia decorreu na sede da instituição, em Coimbra, e contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acompanhada do gestor executivo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, Henrique Joaquim.

Os documentos assinados vão dar resposta a 20 cidadãos (cinco em apartamentos partilhados e 15 em ‘housing first’), e são os primeiros no âmbito do aviso deste programa lançado em 2021.

PUBLICIDADE

Para Ana Mendes Godinho, o programa é já “um sucesso”, considerando que é preciso “continuar com estas respostas integradas e priorizando cada vez mais a intervenção a nível da prevenção”.

A presidente da Associação Integrar, Helena Lourinho, destaca “a inovação do programa, acreditando na resposta que este dá às pessoas em situação de sem-abrigo”, acrescentando que a instituição “está em Coimbra, há mais de 20 anos, com uma equipa de rua e com o Centro de Acolhimento e Inserção Social”.

PUBLICIDADE

publicidade

A responsável frisa que não fazem “caridade social, mas sim intervenção direta com respeito pela dignidade humana” dos sem-abrigo.

Em Junho abriram o primeiro apartamento partilhado, que dá resposta a três utentes, com “a assinatura destes novos protocolos de cooperação”, irão “dar resposta a mais 20 cidadãos”, conclui Helena Lourinho.

Durante a cerimónia, a vereadora da Câmara de Coimbra, Ana Cortez Vaz, reforçou que “os modelos housing first e apartamentos partilhados podem de facto ser o precursor da mudança social, contribuindo de forma positiva quer para a qualidade de vida quer para a integração social”.

“Em Coimbra vamos finalmente alavancar o funcionamento formal e em pleno do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) estando prevista a assinatura do protocolo de colaboração entre diversas entidades para o início do próximo mês o que significa que poderemos contar com uma melhor utilização de recursos e com uma melhor gestão de situações de natureza frágil e muito vulnerável”, frisou a detentora da pasta da ação social.

Veja o vídeo do Direto NDC da assinatura de protocolo para soluções habitacionais para pessoas em situação de sem-abrigo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE