Cidade

Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses promove iniciativa inédita

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-09-2015

O Instituto Nacional e Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF, IP) organiza pela primeira vez no próximo dia 29 um conjunto de ações de formação subordinadas ao tema “Atuação médica em casos de violência”, dirigidos prioritariamente aos profissionais de saúde que exercem atividade assistencial a nível hospitalar, mas também aos que o fazem ao nível dos cuidados de saúde primários.

PUBLICIDADE

A iniciativa decorre em praticamente toda a rede nacional de gabinetes médico-legais e forenses, designadamente os sediados em Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Elvas, Guarda, Évora, Faro, Leiria, Penafiel, Portimão, Santa Maria da Feira, Santiago do Cacém, Setúbal, Tomar, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores).

O fenómeno da violência, com destaque para a doméstica, constitui um problema de Saúde Pública de impacto multidimensional, com repercussões cada vez maiores na vida das pessoas e da sociedade, para o qual o médico dos serviços de urgência ou das unidades de saúde nem sempre está alertado e preparado para dar uma resposta eficaz.

Para além dos médicos do INMLCF, participam nos encontros representantes do Ministério Público das diversas comarcas e outros especialistas da área da Medicina Legal.

PUBLICIDADE

Partilhar reflexões e preocupações sobre a temática, possibilitando o esclarecimento de dúvidas sobre a atuação médico-legal que possam ser suscitadas – eis o principal objetivo da iniciativa, que se integra no V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2014-2017), da responsabilidade da Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género.

O impacto desta ação inédita – realizada num mesmo dia, em todo o país, do Norte ao Sul e às Ilhas – terá garantidamente um efeito muito significativo na preparação dos médicos dos serviços de Urgência para enfrentar situações de violência e na melhor prestação de cuidados na área forense a toda a população.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE