Manuel Castelo Branco revelou as novidades para o próximo ano letivo na escola conimbricense.
Os 89 anos do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) foram assinalados sábado, 24 de janeiro, na Sala D. Afonso Henriques (Convento São Francisco) em Coimbra. Uma cerimónia que serviu para homenagear os alunos que terminaram os cursos de licenciatura, o diploma aos que concluíram os mestrados, em 2025, e diplomas de mérito aos melhores alunos no ano letivo anterior.
No seu discurso, o presidente Manuel Castelo Branco frisou que “fomos e somos uma escola para a comunidade, para esta cidade, para as instituições desta cidade, particularmente para as pessoas mais vulneráveis”.
Ao mesmo tempo, garantiu que são “uma escola para a comunidade, para a cidade de Coimbra, para os municípios de Coimbra e, sobretudo, para as pessoas da comunidade”. “Nós não formamos para mercados impessoais. Nós não formamos para as conveniências conjunturais e voláteis de mercado”, frisou.
O responsável recordou ainda que todo este trabalho torna a escola “incómoda e uma escola que, naturalmente, incomoda”.
Veja a entrevista NDC com Manuel Castelo Branco
A ocasião serviu para anunciar algumas novidades. Desde logo, a criação de dois novos mestrados e um novo centro de investigação Territorium
Por outro lado, o aprofundamento da Escola de Coimbra que, apesar de ter registado um considerável “desenvolvimento” no primeiro ano, como afirmou Manuel Castelo Branco.
Veja o Direto NDC com o discurso de Manuel Castelo Branco