Coimbra

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra forma quadros em São Tomé e Príncipe

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-12-2019

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra forma quadros em São Tomé e Príncipe

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai formar 10 professores e 600 crianças de São Tomé e Príncipe na área da informática, no âmbito de um projeto financiado pela petrolífera BP, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O programa de competências na área informática do ISEC, em parceria com a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), conquistou o primeiro lugar num concurso promovido pela companhia petrolífera British Petroleum (BP) na antiga colónia portuguesa, em que participaram 100 projetos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da instituição de ensino de Coimbra, Mário Velindro, salientou que, “no mínimo, vão ser formados 10 engenheiros são-tomenses, embora o número possa chegar aos 15 ou 20, o que em Portugal pode não parecer nada, mas em São Tomé é muito”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além da formação de quadros superiores, o projeto prevê também uma interação “com os mais novos para os sensibilizar para as novas tecnologias, uma vez que 40% da população daquele país tem menos de 18 anos”.

Segundo Mário Velindro, os 300 mil dólares de prémio vão ser utilizados na compra de equipamentos de informática a instalar em escolas de São Tomé.

PUBLICIDADE

“Vamos equipar totalmente quatro salas de aula com tudo o que de mais moderno existe na digitalização informática e vamos usar vários tipos de software que vamos adquirir em Portugal”, adiantou.

O projeto tem início em 2020, com duração de um ano. Depois de uma primeira fase desenvolvida na capital São Tomé, “a ideia é levar o projeto para todas as províncias de São Tomé e Príncipe”, perspetiva Mário Velindro.

“Para o ISEC é um orgulho ficar em primeiro lugar no concurso, em que participaram uma centena de projetos, e mostrarmos que estamos a fazer coisas positivas e que nos destacamos”, sublinhou.

Além deste projeto, o ISEC tem em curso um programa de formação avançada de professores da USTP nas áreas das engenharias civil, eletrónica, mecânica e informática, com a realização de ações de formação, em Coimbra e em São Tomé, específicas para profissionais da indústria do petróleo.

Para 2021, prevê-se o início de atividades de prospeção petrolífera nas águas territoriais de São Tomé, “pelo que haverá oportunidades de trabalho para alguma mão-de-obra local”, de acordo com um comunicado enviado à agência Lusa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE