Coimbra

Instituto Pedro Nunes leva 10 empresas a missão comercial no Texas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-12-2018

 

PUBLICIDADE

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, realiza-se em Austin, Texas, nos Estados Unidos da América, a quinta e última missão comercial do RYME+, um projeto que está a apoiar empresas do espaço sudoeste europeu na expansão internacional dos seus negócios.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta missão, liderada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), vão participar 10 empresas, das quais nove são portuguesas e uma espanhola.

O projeto RYME+ funciona num consórcio europeu liderado pelo IPN e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu 2014-2020 (Programa Interreg Sudoe).

PUBLICIDADE

É um projeto de apoio à internacionalização de PME nos setores de saúde e bem-estar, energia, materiais e sustentabilidade industrial, cidades inteligentes e TIC e indústrias criativas, que inclui parceiros do Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Israel, Portugal e Uruguai.

O objetivo da missão ao Texas é promover e apoiar a internacionalização das empresas com workshops, formações e visitas a incubadoras e aceleradoras de startups em Austin. Paralelamente, as empresas terão reuniões com empresas/entidades locais para o estabelecimento de negócios/parcerias.

A Present Technologies, incubada no IPN, é uma das empresas que vai participar numa missão que considera estar alinhada com a estratégia de internacionalização da empresa e que passa pela entrada no mercado dos EUA em 2019.

Para Victor Batista, CEO e Co-founder da Present Technologies, “o projeto RYME+ tem sido primordial nesta abordagem ao mercado e o IPN, através de diferentes iniciativas, tem sido fundamental nesta fase de crescimento além-fronteiras e de entrada em novos mercados”.

“O processo de internacionalização da Present Technologies iniciou-se há cerca de 4 anos, com enfoque no mercado europeu. Neste período passámos de um valor residual de facturação externa para uma percentagem superior a 65%”, refere ainda Victor Batista.

Com o RYME+, 102 empresas (33 portuguesas, 37 espanholas e 32 francesas) estão a beneficiar de networking internacional, mentoring, preparação comercial, formação em mercados externos e interação com outras empresas inovadoras através da organização de speed meetings. As empresas mais promissoras têm ainda a oportunidade de participar em missões comerciais e de benchmarking.

No âmbito deste projeto, já foram realizadas três missões comerciais ao Brasil, Uruguai e EUA e uma missão de benchmarking a Israel, que contaram com a participação de 35 empresas, resultando em mais de 200 interações comerciais entre todas as empresas do espaço sudoeste europeu

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE