Cidade

Instituto Pedro Nunes coordena o primeiro “balcão único” da economia espacial europeia

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-09-2019

Portugal foi o único país europeu a coordenar, através do Instituto Pedro Nunes, três iniciativas da Agência Espacial Europeia nos últimos cinco anos. Os resultados obtidos, entre 2014 e 2019, em cada um desses programas, vão ser apresentados num evento em Coimbra, onde será destacado o sucesso do modelo de trabalho do IPN, a ser replicado noutros países europeus.

PUBLICIDADE

De 1 a 3 de outubro, vai decorrer em Coimbra o encontro anual da rede “ESA Business Applications and Space Solutions (ESA BASS) Fall Meeting”, organizado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com a Universidade de Coimbra (UC) e o Museu da Ciência da UC. No evento estarão reunidos mais de 120 players internacionais e especialistas do setor espacial europeu, com o objetivo de fomentar parcerias, inspirar novas ideias de negócio e discutir o futuro espacial.

Recorde-se que em 2014, o IPN tornou-se o primeiro Space Solutions Centre, entre os 20 centros existentes na Europa, a agregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela Agência Espacial Europeia (ESA): o Centro de Incubação de Empresas da ESA (ESA BIC Portugal), a Rede de Transferência de Tecnologia (Technology Transfer Brokers) e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações (ESA Business Applications).

PUBLICIDADE

Os excelentes resultados obtidos pelo IPN em cada um destes programas, amplamente reconhecidos pela ESA, vão ser apresentados no encontro “ESA BASS Fall Meeting” como um caso de sucesso a ser replicado noutros países europeus. Nos últimos anos, o IPN conquistou uma posição de destaque na promoção da economia espacial em Portugal, pelo apoio direto a empreendedores e startups.

Em cinco anos – duração da primeira fase do programa em Portugal – o ESA BIC Portugal incubou 30 empresas que permitiram a criação de cerca de 100 novos empregos, com um volume de negócios total de cerca de 5 milhões de euros e uma capacidade de exportação de mais de 75%. 

PUBLICIDADE

publicidade

Neste período, o IPN, que também dinamiza o programa de transferência de tecnologia da ESA (Technology Transfer Brokers) para apoiar a comercialização da tecnologia espacial em mercados não espaciais, já colaborou na comercialização de mais de 30 tecnologias do espaço em mercados não espaciais. 

O IPN é ainda embaixador do programa ESA Business Applications, tendo já apoiado 16 projetos que utilizam ativos espaciais, como é o caso de dados de observação da Terra, para criar novos produtos e serviços em mercados terrestres, com um investimento de 2,5 milhões de euros. 

Por ocasião da “ESA BASS Fall Meeting”, será ainda assinalado o 5.º aniversário do Centro ESA Space Solutions Portugal, no dia 3 de outubro, quinta-feira, às 14h00, no IPN, onde serão apresentados resultados e novas empresas apoiadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE